📰 Confira a última edição do Jornal Integração!
Anamarthi Agromix União Braz Netpal Sindicato Mister Madecasa Corsan
Conecte com a gente!

Geral

Metsul reforça o alerta para chuva e vento de 100 km/h no Litoral Norte

Ciclone vai se formar muito perto da costa, com seu centro estimado logo a Leste da área de Palmares do Sul a Tramandaí

Publicado

em

Ciclone deve provocar chuva e vento intenso no Litoral - Foto: Metsul

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de elevado perigo por vento muito forte a significativamente intenso no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul na segunda metade desta quarta-feira e durante a quinta-feira por uma baixa pressão que vai se converter em um ciclone extratropical junto à costa.

Uma área de baixa pressão atua nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul e vai reforçar a instabilidade associada à frente fria que atua no estado, trazendo muitas nuvens e chuva no decorrer do dia para todas as regiões, e que pode ser localmente por vezes forte a torrencial. Os dados analisados pela MetSul indicam que este centro de baixa pressão vai cruzar o estado hoje a partir do Noroeste gaúcho em direção ao Oceano Atlântico, exatamente junto à costa do Rio Grande do Sul.

O vento que já sopra forte no extremo Sul gaúcho deve começar a se intensificar a partir da tarde e noite de hoje na Metade Sul gaúcha com a presença do centro de baixa pressão sobre o oceano a Leste da região de Mostardas. O vento deve ser mais forte no Litoral Sul, onde as rajadas até o final desta quarta por vezes podem ser muito fortes. O vento no Sul do estado na segunda metade desta quarta deve ficar em média entre 60 km/h e 80 km/h, mas podem ocorrer rajadas superiores em pontos da costa, sobretudo entre Rio Grande e Mostardas, assim como em águas abertas na Lagoa dos Patos.

O vento se intensifica ainda em direção ao fim do dia em Porto Alegre, especialmente no Sul da capital, com rajadas de 50 km/h a 60 km/h. O período mais crítico de vento é esperado entre a madrugada e a manhã desta quinta, no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, quando o ciclone vai se formar e vai estar muito perto da costa, com seu centro estimado pela MetSul logo a Leste da área de Palmares do Sul a Tramandaí.

No melhor cenário, as rajadas ficam em média entre 50 km/h a 70 km/h, mas em alguns pontos atingem de 80 km/h a 100 km/h, não se afastando marcas superiores em alguns pontos. Em Porto Alegre, vento de 50 km/h a 70 km/h com rajadas localmente superiores. O pior ocorre na Lagoa dos Patos e na faixa costeira entre São José do Norte ou Mostardas e o Litoral Norte.

Já no pior cenário, rajadas em média de 70 km/h a 90 km/h, mas em vários pontos de 80 km/h a 100 km/h, com marcas de 100 km/h a 120 km/h e isoladamente maiores. Em Porto Alegre, vento de 60 km/h a 80 km/h com rajadas localmente superiores de 90 km/h ou mais, sobretudo no Sul da cidade por efeito de topografia. O pior ocorre na Lagoa dos Patos e na faixa costeira entre São José do Norte ou Mostardas e o Litoral Norte.

As informações são de Metsul Meteorologia
Reportagem completa: CLIQUE AQUI

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner CORSAN




Copyright © 2025 Jornal Integração.