Litoral

Polícia Civil deflagra operação contra jogos online ilegais no Litoral Norte gaúcho

Suspeitos realizaram promoções online sem qualquer autorização legal para o exercício da atividade

Publicado

em

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22/01/2026), a Operação Jogo Sujo – Rifas Online, destinada ao cumprimento de 11 (onze) mandados de busca e apreensão, bem como de medidas cautelares diversas da prisão e medidas patrimoniais constritivas, com foco no combate à exploração ilegal de jogos praticados por meio da internet, especialmente através da divulgação em redes sociais e comercialização de rifas online.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRCC/DERCC), sob coordenação do Delegado de Polícia Marcos Vinícius De David, em parceria com a Delegacia de Polícia de Osório, contando com o apoio operacional do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e do reforço do efetivo da Operação Verão, integrando esforços para repressão qualificada a crimes que se intensificam durante a temporada de veraneio no Litoral Norte.

As investigações tiveram início a partir de denúncias que indicavam a atuação de indivíduos responsáveis pela promoção reiterada de rifas online, supostamente vinculadas a prêmios de alto valor, como veículos, motocicletas e quantias em dinheiro, sem qualquer autorização legal para o exercício da atividade.

As rifas, por lei, são proibidas no Brasil. Entende-se como rifa o sorteio realizado mediante a venda de bilhetes numerados, em modelo semelhante ao da Loteria Federal. A única modalidade de sorteio com venda de bilhetes permitida no país é aquela realizada por entidades beneficentes, conforme autorizado pela Lei nº 5.768/1971 e regulamentado pelo Decreto nº 70.951/1972.

Conforme apurado, os investigados utilizavam redes sociais e aplicativos de mensagens para ampla divulgação dos sorteios, incentivando a participação de um grande número de pessoas mediante o pagamento de valores individualizados. Em alguns casos, eram oferecidas vantagens adicionais, como premiações em dinheiro ao maior comprador de números, ampliando o alcance e a atratividade da prática ilícita.

As diligências apontaram que a atividade era exercida de forma habitual, organizada e com finalidade lucrativa. Durante a operação, foram cumpridas medidas judiciais de busca e apreensão, resultando na coleta de aparelhos eletrônicos, equipamentos de informática, documentos e outros objetos de interesse da investigação, que serão analisados para aprofundamento das apurações.

Além dos crimes de associação criminosa e contra a economia popular, a Polícia Civil apura a possível ocorrência de outros crimes associados, como estelionato, crimes contra o consumidor e lavagem de dinheiro, a depender da análise do material apreendido.

A Operação Jogo Sujo – Rifas Online integra o conjunto de ações estratégicas da Polícia Civil durante a Operação Verão, que visa coibir práticas ilícitas e garantir maior segurança à população e aos veranistas.

A Polícia Civil alerta a população para os riscos da participação em rifas e apostas online irregulares, recomendando cautela diante de ofertas divulgadas em redes sociais e reforçando a importância das denúncias pelos canais oficiais.

Colabore com a Polícia Civil

A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. A Polícia Civil disponibiliza canal para o recebimento de denúncias anônimas: https://www.pc.rs.gov.br/faca-uma-denuncia

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Clique para comentar

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile