O Rio Grande do Sul permanece em alerta para tempestades e ventos costeiros. Na manhã desta terça-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou quatro avisos, um amarelo, dois laranjas e um vermelho, para diferentes partes do Estado.
O aviso vermelho, para toda a região do Litoral Norte, prevê tempestades com chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, acompanhadas de rajadas que podem ultrapassar 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. De acordo com o Inmet, o cenário representa grande risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos, prejuízos a plantações e interrupções no transporte rodoviário.
Além disso, um alerta específico para ventos costeiros — inicialmente classificado como laranja, de perigo — também foi renovado. Ele vale da 00h01min de terça-feira (9) até 23h59 do mesmo dia, atingindo a faixa litorânea do Rio Grande do Sul até São Paulo. A intensificação dos ventos nas áreas costeiras pode provocar movimentação de dunas de areia sobre construções na orla.
A madrugada de terça (9) para quarta-feira (10) foi apontada pelo órgão federal como o período de maior perigo, quando se espera o pico da atuação do ciclone.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI