📰 Confira a última edição do Jornal Integração!
Anamarthi Agromix União Braz Netpal Sindicato Mister Madecasa Corsan
Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Capivari do Sul recebe nota máxima no Prêmio Qualidade da Informação 2025

Anúncio das cidades melhores posicionadas ocorreu durante a premiação realizada em Brasília nesta terça-feira

Publicado

em

O município de Capivari do Sul atingiu nota máxima (A+) no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2025, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A distinção reconhece Estados e municípios que se destacam pelo envio de dados consistentes ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), reforçando a transparência e a credibilidade das contas públicas.

O anúncio das cidades melhores posicionadas ocorreu durante a premiação realizada em Brasília nesta terça-feira, 16 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil.

A avaliação para a concessão do Prêmio se baseou na pontuação obtida no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia e classifica a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos, atribuindo notas e percentuais de acertos nos níveis municipal, estadual e entre as capitais dos Estados. Nessa análise, são realizadas mais de 180 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade dos dados informados.

Entre os municípios do Litoral Norte, Capivari do Sul ficou na segunda posição, atrás apenas de Imbé. A nível estadual, aparece na 14ª posição e nacional na 38ª.

Saiba mais sobre o Ranking da Qualidade da Informação Contábil

Em 2020, o Tesouro Nacional deu início à publicação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação por meio do Siconfi, uma plataforma de gestão e controle das finanças públicas no Brasil que tem a principal função de receber, processar e disponibilizar dados contábeis e fiscais enviados pelos entes federativos, incluindo a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios com vistas à realização da consolidação das contas públicas brasileiras

Quando surgiu, o Ranking contava com cerca de 30 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade dos dados informados por Estados e municípios. Atualmente, existem mais de 180 verificações que são levadas em conta nessa análise.

A partir de 2023, o Ranking deu origem ao Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, lançado no contexto do Novo Ciclo de Cooperação Federativa. A iniciativa serviu para impulsionar a melhoria dos dados contábeis e fiscais, contribuindo para o desenvolvimento da Contabilidade Pública e para a transparência no Brasil. Em 2024, o Prêmio foi instituído pelo Edital STN nº 1, de 17 de abril.

A comparação de desempenho dos entes entre as edições de 2025 (dados de 2024) e 2024 (dados de 2023) mostra que houve melhoria perceptível na qualidade e consistência das informações enviadas. O quantitativo de estados com nota A no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), atribuído a entes que tiveram mais do que 95% das informações avaliadas como corretas, aumentou para 19, contra 13 de 2024. Um aumento de quase 50%, com 26 Estados da Federação obtendo notas A ou B (19 A e 7 B).

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Banner CORSAN




Copyright © 2025 Jornal Integração.