Litoral

Quilombos de Capivari e Palmares fazem parte de projeto que institui roteiro de afroturismo no RS

Objetivo é promover turismo comunitário, fortalecimento econômico local, preservação ambiental e a difusão de um turismo antirracista e inclusivo

Publicado

em

Quilombo Costa da Lagoa, em Capivari do Sul - Foto: Integração

A deputada estadual Laura Sito (PT) deu mais um passo importante na luta por visibilidade, valorização e fortalecimento da cultura negra no Rio Grande do Sul. Foi aprovado, na última semana, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o Projeto de Lei 276/2024, que cria a Rota da Liberdade: um roteiro de Afroturismo ao longo do litoral gaúcho, integrando territórios quilombolas históricos e vivos.

Entre eles estão o Quilombo do Morro Alto (Maquiné), Quilombo Costa da Lagoa (Capivari do Sul), Quilombo Limoeiro e Quilombo Casca (Palmares do Sul), Quilombo dos Teixeiras e Quilombo dos Colodianos (Mostardas), Quilombo Vó Marinha (Tavares) e Quilombo Vila de São José do Norte.

A proposta reconhece a Rota como bem de relevante interesse cultural imaterial do estado e prevê que seja gerida de forma comunitária, garantindo protagonismo às comunidades quilombolas na construção e execução das atividades. O objetivo é promover turismo comunitário, fortalecimento econômico local, preservação ambiental e a difusão de um turismo antirracista e inclusivo.

O projeto segue agora para a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, antes de ser apreciado em plenário.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Clique para comentar

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile