Esporte

Vinte finais, nove taças e muita história dentro de campo: Formoso x Santa Rosa decidem o título em Capivari do Sul

BAÚ DO INTEGRAÇÃO: relembre as vezes em que as duas equipes estiveram na final do Campeonato Municipal

Publicado

em

Formoso e Santa Rosa chegam no Campeonato Municipal de 2025 a dez finais disputadas cada um. Quando a bola rolar no próximo domingo, 13 de julho, às 14h30min, serão nove títulos dentro de campo: quatro do Formoso e cinco da Santa Rosa.

Enquanto a equipe do técnico Rodrigo Magni busca entrar para o rol dos maiores campeões do município com cinco conquistas, a Santa Rosa quer se isolar como a maior campeã de Capivari do Sul, sendo a única a erguer seis vezes o troféu de primeiro lugar.

Há outros ingredientes que tornam esta final ainda mais empolgante. Pelo lado da Santa Rosa, se for campeã, será a primeira vez que isso irá ocorrer na história do município sob o comando de uma Diretoria formada totalmente por mulheres. Julia Araújo (Presidente), Juliana Fraga (Vice-Presidente), Karla Quintanilha (Secretária), Beatriz Oliveira (Tesoureira) e Carolina Peres (Marketing) assumiram o posto nesta temporada.

Pelo lado do Formoso, o técnico Rodrigo Magni pode ser campeão no campo que leva o nome de seu pai, Dirceu Magni (in memorian), técnico com maior número de títulos em Capivari do Sul, com sete conquistas: cinco municipais e duas Copa Integração. Uma delas, inclusive, foi pelo Formoso, em 2011, quando além de ser presidente, atuou no comando do time ao lado de Lino. Se vencer, será a primeira vez que pai e filho foram campeões em Capivari como técnico.

Confira abaixo, direto do Baú do Integração, as vezes em que Santa Rosa e Formoso estiveram disputando o título em Capivari do Sul.

Formoso

O Formoso foi fundado em 17 de abril de 2003 e chega em 2025 a sua décima final de Campeonato. A equipe disputou o título em 2011, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2022, 2023, 2024 e 2025. Venceu em quatro oportunidades: 2011, 2014, 2022 e 2023.

Em 2003 e 2005, o Formoso não obteve grandes resultados no Campeonato Municipal, sendo coadjuvante. Em 2006, chegou pela primeira vez a uma fase de mata-mata, sendo eliminado pelo Noroeste nas semifinais, pelo placar de 4 x 2.

2011

A primeira decisão que a equipe enfrentou e que culminou com o primeiro título foi em 2011. Naquele ano, nas semifinais, o Formoso derrotou a Santa Rosa por 2 x 0. Os gols foram marcados por Marcinho e Cristinho. André, do Formoso, e Vitinho, da Santa Rosa, foram expulsos. No final da partida houve uma confusão generalizada após uma forte entrada de Bastião em Leandro, da Santa Rosa.

A final foi contra o Nordestão, que também lutava pelo seu primeiro título. A equipe saiu perdendo, quando Felipe Dutra driblou duas vezes o zagueiro Márcio e fez um golaço aos 17 minutos de jogo. Aos 30, Dyu, um grande jogada individual, sofreu pênalti, que Marcinho cobrou e empatou. Ainda no primeiro tempo, Paulo Junior virou o marcador: 2 x 1. Marcinho completou a vitória de 3 x 1 e o primeiro título do Formoso.

Na reportagem sobre a conquista, o Jornal Integração destacou a organização do Formoso durante todo o campeonato, como por exemplo a única equipe a usar coletes com os atletas do banco de reserva, além dos seguidos treinamentos que realizou durante toda a competição, inclusive quando as rodadas eram adiadas.

 2014

Em 2014, ano do segundo título do Formoso, a equipe voltou a encontrar a Santa Rosa nas semifinais. Houve empate em 1 x 1 no tempo normal, com gols de Gelson, para o Formoso, e Jonas, para a Santa Rosa. Nas penalidades, o Formoso venceu por 4 x 3, com destaque para o goleiro Cleomar, que pegou duas cobranças.

Na final o Formoso encarou o Noroeste. A equipe venceu por 3 x 0, em gols que chamaram mais a atenção pela falhas do adversário. O primeiro deles foi marcado por Marcinho, após o lateral e o goleiro baterem cabeça. Aos 5 do segundo tempo, Renan foi expulso. O técnico Daniel Couto também foi pra rua ao invadir o gramado e peitar o árbitro. Apesar da desvantagem, Marcinho fez 2 x 0 após entregada da zaga do Noroeste. Por fim, após mais uma falha do goleiro, que saiu mal do gol chutando uma bola no rosto do próprio zagueiro, Cleiton apenas empurrou e fechou o placar: 3 x 0.

2015

Defendendo o título, o Formoso chegou pela segunda vez seguida na final em Capivari do Sul. Antes, nas semifinais, a equipe passou pelo Noroeste, considerado o favorito daquele ano. Após empate de 1 x 1 no tempo normal (gols de Daniel Caxa e Mika). Nos pênaltis, vitória de 4 x 2.

O ano de 2015 também marcou o inicio dos insucessos do Formoso nas finais em Capivari. Na decisão daquele ano, o adversário foi a Escolinha, e uma derrota de 1 x 0. Gol de Izael Malta, o Polenta.

2016

Em 2016 no caminho antes da final, novamente o Noroeste. E novamente um empate por 1 x 1 no tempo normal. Daniel Caxa fez primeiro, e aos 42 do segundo tempo, o zagueiro Márcio empatou. Vitória nos pênaltis por 4 x 2.

Na final, o velho algoz: a Escolinha. Naquele ano a final foi disputada em duas partidas. A primeira delas ocorreu no campo da Santa Rosa, com vitória da Escolinha por 1 x 0 com gol de Geremias. Na partida de volta, precisando da vitória, o Formoso chegou a sair na frente com Gelson, mas Geremias empatou no segundo tempo e garantiu o tri da Escolinha.

2017

Nas semifinais o Formoso encarou o Nordestão e ficou no empate de 0 x 0. Vitória nos pênaltis. Na final encarou o Noroeste, e um novo empate de 0 x 0 nos 90 minutos. Derrota por 3 x 0 nas penalidades.

2018

Pela primeira vez Formoso x Santa Rosa decidiriam o título em Capivari do Sul. Antes, nas semifinais, o Formoso encarou o Nordestão e ficou no empate de 0 x 0. Nas penalidades, vitória e destaque para Roberto Pelé, que defendeu dois pênaltis e ainda marcou na sua cobrança.

Na final diante da Santa Rosa, derrota por 1 x 0 em uma falha do goleiro Leandro. Curiosidade é que Pelé, destaque nas semifinais como goleiro, acabou atuando na linha.

2022

Cinco finais e quatro vice-campeonatos em sequência. A sexta vez em que o Futebol Clube Real Formoso entrou em campo para decidir uma taça em Capivari do Sul, porém, foi diferente. A equipe derrotou a Santa Rosa na disputa da Taça Ivandir Souza por 3 x 0 no domingo, dia 10 de julho de 2022, e espantou de vez o fantasma do vice. Para coroar a campanha invicta em 2022, o grupo comandado por Daniel Couto levou ainda a defesa menos vazada, com o goleiro Breno, e a artilharia da competição, com Dadá, marcando nove gols, cinco deles anotados na semifinal e final.

2023

Semifinal: o atual campeão Real Formoso encontrou dificuldades para bater o Ipiranguinha na semifinal de 2022. A equipe até saiu na frente com um gol de Tigrão, logo nos minutos iniciais, mas acabou cedendo a marcação e permitiu que o time do técnico Musquito Meirelles crescesse no jogo. No segundo tempo, Stéfano Teté aproveitou um lance dentro da área para deixar tudo igual: 1 x 1. A euforia, no entanto, durou pouco. Minutos depois, Marcinho, em grande jogada pelo lado direito de ataque, cruzou para Dadá, que só teve o trabalho de empurrar para as redes: 2 x 1.

Final: o Real Formoso conquistou o quarto título em Capivari do Sul no último domingo, dia 23, ao vencer o Minuano nos pênaltis por 3 x 1. No tempo normal, empate sem gols. A equipe do técnico Daniel Couto levou ainda o troféu disciplina, goleador do Campeonato, com Dadá,

Com o apito final, disputa nas penalidades. Roberto Pelé, goleiro do Formoso, que por muito pouco não foi substituído devido a lesão, brilhou pegando três cobranças. Para o Formoso marcaram Dadá, Nathan e Edinaldo. Tigrão desperdiçou. Chiquinho converteu para o Minuano, e Rafael Costa, Hendrik e Geremias pararam nas mãos do goleiro Pelé.

2024

Em 2024, o Formoso ficou com mais um vice-campeonato, sendo derrotado pelo Minuano por 1 x 0 na decisão realizada no dia 1º de setembro. O gol foi marcado por Hendrik aos 30 minutos do segundo tempo. O artilheiro da competição foi Edinaldo Garcia, do Formoso, com 15 gols.

Santa Rosa

O Esporte Clube Santa Rosa é o time mais antigo em atividade em Capivari do Sul, ao lado do Noroeste, participando desde a primeira edição do Campeonato Municipal, em 2000. Chega este ano a sua décima final. Disputou o título em 2000, 2003, 2007, 2010, 2012, 2013, 2018, 2019, 2022 e agora 2025, vencendo em cinco oportunidades: 2003, 2007, 2013, 2018 e 2019.

2000

No primeiro Campeonato realizado em Capivari do Sul, a Santa Rosa despontava como a grande favorita a erguer a taça, pela campanha realizada na primeira fase. Naquele ano a equipe chegou a decisão, mais foi derrotada pelo Noroeste por 2 x 0. O Campeonato teve como homenageado Jairo Luis Moni Bueno.

2003

No primeiro título da Santa Rosa, uma curiosidade. Em toda a competição, a equipe venceu apenas uma partida. Encerrou a primeira fase levando 4 x 0 da Madeneco. Nas semifinais, desfalcada de quatro jogadores titulares, como Vitinho, a Santa Rosa segurou o Noroeste, invicto e com melhor campanha, com um empate em 1 x 1. Nos pênaltis, vitória de 3 x 2.

Na final, a equipe encarou a Madeneco. Foram duas partidas e dois empates. No primeiro, 2 x 2. No segundo, 1 x 1. Nanado marcou para a Santa Rosa e Negão Dé, de pênalti aos 49 do segundo, empatou. Vitória nas penalidades com destaque para o goleiro Edson, que defendeu duas.

2007

No ano do segundo título, a Santa Rosa encarou nas semifinais o Noroeste. Gols de Tchaca e Gilson. A final foi disputada em duas partidas contra o Ipiranga/Baixada. Na primeira, vitória de 2 x 1, com gols de Tchaca e Gilson. A segunda, disputada no campo do Distrito, novamente uma vitória de 2 x 1, gols de Pezão e Tchaca.

2010

A Santa Rosa chegou a sua terceira final em 2010. Nas semis, passou pelo Formoso com uma goleada de 4 x 0. A final foi disputada em duas partidas. Na primeira, derrota de 4 x 2 para o Unisuper Lang. Na segunda, empate em 1 x 1.

2012

A Santa Rosa chegava na sua quarta final em no ano de 2012. Nas semifinais, passou pela Escolinha com uma vitória de 3 x 1, com gols de Nathan, Jeferson e Rafael Costa. Na final, enfrentou o Nordestão, e acabou sendo goleada por 6 x 3.

2013

A goleada na final do ano anterior não abalou a Santa Rosa, que decidiu mais uma vez o Municipal. Na semifinal, a equipe se vingou do Nordestão, eliminando o adversário. Na final, enfrentou o Noroeste e venceu por 4 x 1. Gols de Mauricinho, Nathan, Pelé e Jonanthan Seco.

2018

Cinco anos depois a equipe do Distrito voltou a decidir um título. Nas semifinais daquele ano, o time passou fácil pelo União com uma goleada de 6 x 0. Na final, vitória de 1 x 0 sobre o Formoso, com gol de falta de Rafael Costa. Campanha invicta e 100% de aproveitamento.

2019

O bicampeonato veio em 2019 quando nas semifinais a Santa Rosa passou pelo Noroeste com uma vitória de 2 x 1. Gols de Rafael, de pênalti, e Luan. Na final, a equipe não teve dificuldades de vencer o Ipiranguinha por 3 x 0. Em 20 minutos de jogo, a equipe já fazia 2 x 0 com gols de Nathan e Rafael, de pênalti. No fim do primeiro tempo, o Ipiranguinha teve a oportunidade de descontar com Luiz Paulo, de pênalti, mas desperdiçou. Jô, nos minutos finais, fechou o placar.

2022

Em 2022, a Santa Rosa foi derrotada pelo Formoso por 3 x 0 na final.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Clique para comentar

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile