A Secretaria de Saúde de Capivari do Sul, através da Vigilância Sanitária, intensificou as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. O projeto Ovitrampas visa monitorar a população de mosquitos com armadilhas específicas para a coleta de ovos.
As ovitrampas são armadilhas de oviposição distribuídas estrategicamente pela cidade, em residências e comércios previamente selecionados, que são renovadas mensalmente, permanecendo nos locais por cinco dias para coleta dos ovos.
“Esta ação teve inicio no mês de abril e tivemos sucesso no levantamento inicial de dados. O objetivo da pesquisa é mapear os bairros com ovos do mosquito da dengue. Isso nos permite agir rapidamente com a intensificação do trabalho nas chamadas “regiões quentes” onde os criadouros de mosquito estão sendo tratados com larvicida biológico fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde. Seguimos neste processo nos próximos meses, contando com a colaboração de moradores e das empresas que gentilmente recebem nossos agentes de combate endemias”, disse Jaqueline Sessim, Agente de Vigilância Sanitária.
Nesta primeira etapa, foram instaladas 47 armadilhas distribuídas nos 11 bairros do município, incluindo os distritos de Santa Rosa e Rancho Velho. “Tivemos apenas 3 armadilhas com ovos do mosquito, o que é um número excelente, e estamos trabalhando para zerar”, explica Jaqueline. Outras 18 armadilhas sentinelas, posicionadaas em locais que as regulares não abrangeram, também foram instaladas. Estas armadilhas ficam uma semana nos locais e, após o recolhimento, as réguas coletoras são analisadas na Vigilância em Saúde, no laboratório municipal de entomologia – análise de insetos, onde são identificados os ovos. “Onde são identificados ovos do mosquito, a equipe percorre aquela região orientando os moradores de como evitar novos focos. Acredecemos a todos que estão colaborando com nossas ações e que reforcem os cuidados em suas residências”, concluiu a Agente.

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI