A Gaia Energia, empresa especializada em geração de energia renovável e valorização de resíduos, está investindo no desenvolvimento da usina termelétrica Litoral Norte no município de Capivari do Sul.
O projeto de engenharia já se encontra em estágio avançado e os principais equipamentos já foram adquiridos, com trabalhos preliminares de campo iniciados e previsão do início das obras nos próximos 60 dias. O investimento total estimado na usina é de R$ 50 milhões.
A nova usina termelétrica utilizará casca de arroz como combustível para gerar energia, com uma capacidade instalada de 5 MW. A estimativa é que a usina utilize aproximadamente 50 mil toneladas de casca de arroz anualmente, oferecendo um destino correto e sustentável para esse resíduo agrícola gerado na região. A casca será fornecida por companhias arrozeiras dos municípios de Capivari do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Palmares do Sul.
A Gaia estima que o projeto irá gerar 20 empregos diretos e 100 empregos indiretos durante todo o processo de construção e operação da usina.
O empreendimento já possui licença ambiental de instalação e parecer favorável para conexão com o sistema elétrico, através da CEEE-Equatorial.
Além deste projeto em Capivari do Sul, a Gaia Energia está desenvolvendo outro empreendimento no município de Pelotas, também no estado do Rio Grande do Sul.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI