Após 28 anos de emancipação política, Capivari do Sul terá novamente três vias concorrendo a prefeito. Desde 2000, ano do segundo pleito eleitoral, o município não via essa possibilidade surgir de forma real. Leandro Monteiro, Rodrigo Magni e Marco Cardoso disputarão os votos dos eleitores em outubro.
Desde o início de 2023 o Integração vem acompanhando os bastidores da política local e noticiando a possibilidade. A primeira delas ocorreu quando o Progressistas lançou o nome do empresário Daniel Couto como pré-candidato, ao lado de Paulinho Xavier, em dezembro. Candidato natural da situação, Leandro Monteiro foi o primeiro a confirmar a sua pré-candidatura. Em seguida, Rodrigo Magni, que concorreu em 2020 ao lado de Nilton Osório, também se colocou a disposição do partido. A ex-prefeita Glacy Osório chegou a confirmar sua pré-candidatura, colocando, assim, quatro nomes na disputa.
Com o passar do tempo, Daniel Couto e Glacy Osório deixaram a lista. Após sua filiação no MDB em março deste ano, o nome do ex-prefeito Marco Cardoso também começou a ser ventilado. A confirmação veio somente na convenção do partido, realizada no sábado passado, dia 03 de agosto.
Leandro Monteiro e Barriga (PDT), Rodrigo Magni (Republicanos) e Joel Vargas (PP), e Marco Cardoso e Reginaldo Barbosa (MDB) serão os candidatos ao Executivo em Capivari do Sul.
Em 2000, o pleito municipal teve Marco Cardoso (PDT), que saiu vencedor nas eleições, e ainda os nomes de Mario Oli (PT) e Fernando Quadros Cardoso (PP).