Acontece na próxima sexta-feira, 19 de julho, em Rio Pardo, mais um movimento promovido pelo SOS Agro RS em defesa do agronegócio gaúcho. Após o evento realizado em Cachoeira do Sul em 04 de julho, a organização decidiu por mais um encontro buscando reunir forças e reforçar os pedidos para salvar a agricultura após as enchentes que assolaram o Estado no mês de maio.
Caravanas de vários municípios gaúchos lideradas por Sindicatos Rurais, entre eles o de Palmares do Sul, Capivari do Sul e Cidreira, empresas, cooperativas e entidades representativas do setor estão sendo estimuladas a alugar ônibus para transportar agricultores até Rio Pardo.
Durante o ato em Cachoeira do Sul, o Movimento entregou uma carta de reivindicações aos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta. A pauta de reivindicações tem como prioridade a prorrogação de parcelas de dívidas de custeio, investimento e comercialização por 15 anos, com 3% de juros e dois anos de carência, reivindicação defendida pela Federação da Agricultura do RS (Farsul). Após a manifestação, o grupo planejava fazer outro ato em Porto Alegre, mas acabou tendo de optar por Rio Pardo.
Mais informações sobre o ônibus que sairá de Palmares do Sul diretamente com o Sindicato Rural através do contato (51) 99963-7014.
Confira abaixo a manifestação do grupo divulgada pelas redes sociais.
“Prezados(as) Produtores Rurais, Parceiros, Sociedade em Geral, Ao Povo do Rio Grande do Sul e Autoridades Federais. O Movimento SOS Agro RS, em defesa do agronegócio gaúcho, convida a todos para uma manifestação ordeira em Esteio RS, no dia 19 de julho de 2024, com concentração a partir das 10h30 no Parque da Afubra, em Rio Pardo-RS.
O Movimento SOS Agro RS, em nome dos agricultores, pecuaristas e demais trabalhadores do agronegócio gaúcho, dirige-se a todos com um apelo urgente: é hora de unirmos forças para salvar a agricultura do nosso estado. Ao longo dos últimos anos, o Rio Grande do Sul tem enfrentado desafios climáticos sem precedentes. Secas devastadoras e, mais recentemente, as inundações históricas e chuvas excessivas do outono de 2024, colocaram o setor em uma situação crítica.
As perdas foram gigantescas: lavouras destruídas, animais mortos, infraestrutura rural danificada, algumas destruídas. Mas, acima de tudo, a esperança de milhares de famílias foi abalada.
Enquanto o campo sofre, a fome ronda a mesa do brasileiro. A produção de alimentos está em risco, e com ela, a segurança alimentar de toda a nação. É hora de agir!
O SOS Agro RS, em conjunto com diversas entidades do agronegócio gaúcho, apresenta um plano de ação imediata para salvar os produtores rurais do estado. Acreditamos que, juntos, podemos superar este momento difícil e construir um futuro próspero para“a agricultura gaúcha. Convidamos a todos que se solidarizam com a nossa causa, a se unirem ao movimento SOS Agro RS.
Participe da nossa próxima manifestação no Parque da Afubra em Rio Pardo para mostrarmos a força do agro gaúcho e exigirmos as medidas necessárias para a sua recuperação.
Lembre-se: O futuro da nossa agricultura depende da nossa união!“ Sem o agro, não há mesa farta para o brasileiro! Juntos, vamos salvar o agro gaúcho!”
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI