Conecte com a gente!

Geral

Tafona da Canção agora é Patrimônio Cultural do Estado

Publicado

em

Deputado Luciano Silveira - Foto: Divulgação / AL RS

A Tafona da Canção Nativa de Osório, um dos mais tradicionais eventos folclóricos gaúchos, agora integra o Patrimônio Cultural do Estado. O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, proposição do deputado Luciano Silveira, através do Projeto de Lei 347/2023, que transforma o evento em parte integrante do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.

O evento cultural mais importante do Litoral Norte completa, em 2024, 30 anos de sua criação, que ocorre em meio aos festejos do Rodeio Internacional de Osório, que acontece esta semana, no parque do município. A primeira edição ocorreu justamente no 10º Rodeio de Osório, consagrando um dos músicos mais celebrados do nosso estado. Com a canção “Cantador do Litoral”, Luiz Carlos Borges foi o vencedor, cantando os versos de Elton Saldanha.

Desde lá, foram muitos os artistas que subiram ao palco da Tafona para vibração do público. Alista é longa e inclui Renato Borghetti, Pepeu Gomes e até Mercedes Sosa. O troféu destinado ao vencedor homenageia o cantor e compositor Catuípe, levando seu nome. Anualmente, cerca de 300 artistas se inscrevem, oriundos de diversas partes do Brasil e até de países do Mercosul.

A Tafona da Canção Nativa é reconhecida pela crítica especializada como um dos mais importantes festivais, não só do Estado, mas do país, sendo considerado um referencial artístico e cultural, resgatando as raízes culturais do Rio Grande do Sul, em especial do Litoral Norte.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.