Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Plantio da soja está praticamente concluído no RS

Na região de Capivari do Sul, semeadura do grão foi finalizada

Publicado

em

Plantio da soja está praticamente concluído no Estado (Foto: Luciano Schwerz / Emater)

O plantio da soja atingiu 98% da área planejada para esta Safra de Verão, predominando a fase de desenvolvimento vegetativo, com 8% das áreas em floração. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado sexta-feira, dia 5, pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em grande parte do território gaúcho, o plantio da soja está concluído, contudo, subsistem áreas destinadas ao cultivo subsequente a tabaco na Região Central, a milho no Vale do Rio Uruguai e em terras baixas, na Metade Sul do Estado, em locais onde os índices de umidade estão mais elevados.

Na região de Capivari do Sul, a semeadura do grão já foi concluída. “A maioria das áreas de soja já foram plantadas aqui em Capivari. Houve um atraso neste ano em razão das chuvas. Normalmente os produtores plantam a soja ainda em novembro e/ou no máximo na primeira quinzena de dezembro. No entanto, nesta safra alguns produtores tiveram que plantar as lavouras em dezembro e outros ainda na primeira semana de janeiro. O mês normal de plantio, novembro, registrou 352 milímetros e não houve uma janela extensa de plantio. Alguns produtores inclusive tiveram que replantar algumas áreas que ficaram alagadas e nas quais havia dificuldade de drenagem”, explicou o Extensionista Rural e Chefe do Escritório da Emater/RS de Capivari, Gustavo Inácio.

Nas últimas semanas, as lavouras foram significativamente beneficiadas por períodos prolongados de insolação e por temperaturas diurnas moderadas.

“Normalmente, aqui na nossa região o pessoal planta primeiro o arroz e depois a soja. Isso também foi outro fator que atrasou o plantio da soja. Em setembro, por exemplo, Capivari registrou 554 milímetros de chuvas. É neste mês quando os arrozeiros começam o plantio no município”, completou Gustavo.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2025 Jornal Integração.