Palmares do Sul

“Olhar da Mulher na política e os desafios para os próximos anos” foi tema de palestra na Câmara

Deputada Estadual Patricia Alba, Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, comandou os trabalhos na Câmara de Palmares

Publicado

em

Dentro da programação do Outubro Rosa, mês dedicado a conscientização de prevenção ao câncer de mama, a Câmara Municipal de Palmares do Sul promoveu, na sexta-feira, 06 de outubro, uma palestra com a Deputada Estadual Patrícia Alba, Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, sobre o “Olhar da Mulher na política e os desafios para os próximos anos”.

Reeleita nas eleições de 2022, Patrícia iniciou sua fala agradecendo o convite do Legislativo palmarense para falar sobre um tema importante e atual. “É necessário que se fale sobre a prevenção ao câncer de mama durante todo o ano, mas especialmente neste mês aproveitamos para reforçar as orientações às mulheres. Além disso, vamos falar também sobre a sua participação na política atual. Na Assembleia, como Procuradora Especial da Mulher, cuidamos de todos os assuntos pertinentes as mulheres em parceria com diversos órgãos públicos”, comentou.

Hoje, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele. Somente em 2022, foram 66 mil novos casos em todo o Brasil, com 4.050 no Rio Grande do Sul. “Quando uma mulher é acometida por uma doença, culturalmente e geneticamente nós somos as cuidadoras do lar. Isso significa que quando ficamos doentes, toda a casa também fica. Por isso a importância de toda a prevenção para que haja uma chance de cura real”, comentou.

A deputada lembrou que a campanha ao câncer de mama iniciou há 14 anos, quando a participação das mulheres na política ganhou força. “Por isso a importância da participação das mulheres legislando em todas as esferas, seja municipal, estadual e federal. Assim, novas políticas públicas voltadas as mulheres começaram a ganhar força”, disse Patrícia, citando algumas Leis que estão em vigor, como a que prevê tratamento especializado em até 60 dias após o gianóstico da doença e a que estabelece 30 dias para a realização do exame após a suspeita. “Para que isso seja possível, é necessário que os prefeitos, presidentes e governadores destinem recursos para se fazer cumprir essas Leis no orçamento anual”.

Patrícia finalizou sua fala encorajando as mulheres a participarem da política. “Somente assim, participando ativamente na política, vamos poder cobrar o poder público para que as Leis em nosso favor sejam cumpridas, seja elas na área da saúde, segurança”, completou.

O presidente do Legislativo Manoel Antunes destacou a sua participação na área saúde em Palmares. “Mesmo antes de ser vereador, sempre procurei buscar auxílio à comunidade na área de saúde, trazendo profissionais capacitados para orientar a comunidade. Agora presidindo o Legislativo não seria diferente. Agradeço a todos os funcionários pelo esforço que tiveram para a realização deste evento. O bom público que está aqui hoje mostra que fizeram um grande trabalho. Esse é o papel da Câmara para a sociedade”, disse Maneca.

Participaram do evento o Prefeito de Palmares do Sul Mauricio Muniz, o Vice-prefeito Gilmar Souza, Ana Valmorbida, Diretora Geral da União dos Vereadores do RS, os vereadores Murilo Pereira e Vânia Moraes, Evânia Nunes, vereadora de Tapes, Tatiane Kestering, vereadora de Capivari do Sul, Secretários Municipais, representantes de entidades e comunidade em geral.

Clique para comentar

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile