Com R$ 75,6 bilhões previstos para investimento em obras e serviços, o Rio Grande do Sul ocupa a décima posição na lista dos valores que serão destinados aos Estados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O programa foi anunciado pelo governo federal na sexta-feira (11). Entre as obras confirmadas está a ligação a seco entre São José do Norte-Rio Grande.
Na votação para inclusão no PPA Participativo da União 2024/2027, o projeto alcançou a décima posição entre as 20 mais votadas na pasta do Ministério dos Transportes em todo Brasil. “De acordo com a Ministra do Planejamento e Orçamento da União, Simone Tebet, serão incluídos no PPA as 20 propostas mais votadas de cada Ministério”, disse o Coordenador da Comissão Regional Pró-Ponte e presidente da Associação Pró-Ponte Jair Rizzo.
Entre outras obras confirmadas no Estado estão a duplicação da BR-116, entre Porto Alegre e Pelotas; a finalização do trecho sul da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas; a duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande; a conclusão das obras de acesso à nova Ponte do Guaíba; a barragem Arroio Jaguari, em São Gabriel; a barragem Arroio Taquarembó, em Dom Pedrito; e moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.
“A ponte vai te dar o direito de ir e vir a qualquer hora, até de madrugada, se for o caso, e isso muda muito a dinâmica de mobilidade”, explica, entusiasmada, a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, em entrevista a Rádio Gaúcha, ao falar sobre a contemplação do município nortense com recursos do PAC.
“Mais uma importante vitória! Rumo a construção da nossa ponte Seguimos firmes e confiantes na luta”, completou Jair.