Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Programa “Solo+Fértil” é lançado na 16ª Expofeira

Publicado

em

Programa foi lançado na 16ª Expofeira (Foto: Cristiano Bitencourt)

No sábado, dia 3, no estande da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater/RS-Ascar na 16º Expofeira, no Parque de Exposições Abrahão Nunes, foi realizado um ato simbólico de lançamento do Programa Municipal de Aquisição de Insumos “Solo +Fértil”.

Participaram do encontro o prefeito Leandro Monteiro, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, a presidente da AGRIPEC-SUL, Lisiane de Oliveira Netto, o Secretário Municipal de Ordenamento Rural e Meio Ambiente, Luiz Carlos da Silva Andrade, o Secretário adjunto da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, o técnico da Emater/RS-Ascar, Gustavo da Silva, e agricultores do município.

No discurso de lançamento do programa, o prefeito Leandro Monteiro explicou a importância da iniciativa e do auxílio do executivo municipal para melhorar a fertilidade dos solos nas pequenas propriedades rurais, visando principalmente o aumento da produtividade agrícola, geração de renda das famílias e a permanência dos agricultores no campo.

Projeto foi aprovado na Câmara

A Câmara de Vereadores de Capivari do Sul aprovou, por unanimidade, na sessão legislativa da última segunda-feira, dia 5, o Projeto de Lei 43/2023 que cria o Programa Municipal de Aquisição de Insumos, voltado à compra de calcário e adubo para agricultores e pecuaristas familiares do município.
A política pública municipal será implementada em parceria com Associação dos Agricultores e Pecuaristas Familiares de Capivari do Sul (AGRIPEC-SUL) e terá a participação da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Ordenamento Rural e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CONRURAL) e Emater/RS-Ascar.

Na sessão, utilizando o espaço da tribuna livre, a presidente da AGRIPEC-SUL, Lisiane de Oliveira Netto, pediu apoio aos vereadores para a aprovação do PL e ressaltou a relevância de um programa de incentivo à agricultura e à pecuária familiar nos moldes do que está sendo proposto no projeto.
“Temos certeza que essa iniciava, que reúne vários parceiros e agentes públicos, irá fomentar e fortalecer ainda mais o desenvolvimento rural de nosso município, sobretudo nas pequenas propriedades rurais, que muitas vezes enfrentam dificuldades para investir em melhorias”, destacou Lisiane.

A agricultora disse ainda que o programa “vai tornar realidade o sonho de que cada um de nós tenha um solo cada vez mais produtivo, para que possamos tirar dele nosso sustento, produzir alimentos saudáveis e permanecer criando e cultivando na terra que nossos pais e avós nos deixaram como legado”.

Na discussão do projeto, todos os vereadores se manifestaram a favor e destacaram a importância da ação para fortalecer a agricultura familiar. Com a aprovação do PL, a previsão é que a implantação do programa seja iniciada já no segundo semestre deste ano.

Lisiane usou a tribuna na Câmara de Vereadores (Foto: Divulgação)

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.