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Norte do Agronegócio: ponte entre São José do Norte – Rio Grande irá contribuir para o desenvolvimento da região

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Após um longo caminho percorrido durante anos, a travessia a seco entre São José do Norte-Rio Grande finalmente visualizou uma luz no fim do túnel. No próximo dia 21 de junho, em Brasília, uma comitiva liderada pela Comissão Regional Pró-Ponte irá em busca de recursos para a realização do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental do projeto. A comitiva será recebida pela Bancada Gaúcha da Câmara dos Deputados, hoje liderada por Carlos Gomes.

“O primeiro passo foi concluído e aprovado pelo DNIT em março deste ano, que foi a realização do estudo técnico, ambiental e econômico do projeto, feito pela empresa Ecoplan, onde chegou-se a conclusão que o projeto mais viável é a construção de uma ponte. Em visita à Brasília em abril, além de reforçar o elo com o DNIT, também procuramos os Ministérios de Portos e Aeroportos, Infraestrutura e também o presidente Lula. Com a Bancada Gaúcha, recebemos agora no início de maio a confirmação de uma reunião para tratar sobre o Estudo Ambiental”, comentou ao Integração Jair Rizzo, Coordenador da Comissão Regional e Presidente da Associação Pró-Ponte.

Segundo Rizzo, o objetivo é que a licitação para o projeto ambiental seja realizada ainda este ano. “Vamos tentar sensibilizar a Bancada Gaúcha para destinar recursos para este fim, para que a licitação saia o mais breve possível, pois este projeto, denominado EIA-RIMA, demanda de um tempo para ser concluído, já que é preciso analisar o impacto ambiental nas quatro estações do ano”, disse Jair.
Outro ponto que a Comissão destaca é que a obra seja feita através de uma única licitação, com projeto e construção juntos. “A ideia é que seja feita na modalidade de RDCI – Regime Diferenciado de Contratações Integrada, igual foi feito com a ponte do Guaíba. Assim, a mesma empresa elabora o projeto e executa, levando menos tempo e menos burocracia”, explicou.

Ao Integração, Rizzo informou que a luta pela construção da travessia entre São José do Norte-Rio Grande acontece desde 1972. “O ex-prefeito de Palmares do Sul Ney Azevedo participou da primeira Comissão em prol da ponte. Se falamos seguidamente, e disse a ele que ainda irá atravessar essa ponte comigo. Nunca estivemos tão perto de alcançar nosso objetivo”, disse o ex-vereador de Rio Grande.

Em Capivari do Sul, um dos nomes que integra a luta pela obra é o vereador Roberto Camargo. “Essa travessia, que parece ser uma coisa fora do comum, são apenas três quilômetros. Com a tecnologia que temos hoje, acreditamos que iremos conseguir o apoio necessário nesta ida à Brasília. Todos aqui da região devem apoiar esse projeto, pois ele irá trazer desenvolvimento, tanto no fator turístico e econômico quanto de logística, beneficiando os produtores rurais e caminhoneiros. O momento é esse, em 2023, temos que acreditar. Esses turistas que vem da Argentina e do Prata precisam passar por Capivari e região. Além disso, vamos ter mais segurança e infraestrutura para todos que hoje utilizam a balsa para a travessia entre os dois municípios. Os benefícios são em todos os setores. Quem ganha é a comunidade”, disse Beto.

“Muitos pensam que essa obra irá beneficiar apenas São José do Norte e Rio Grande. Mas ela irá contribuir e muito com toda a região do Litoral Norte, pois teremos mais tráfego pelas nossas rodovias e consequentemente maior fluxo de pessoas, aumentando assim a economia e renda do comércio. Além disso, teremos opções de melhorar ou estadualizar o trecho da ERS 474 entre Capivari, Barrocadas e Santo Antônio, ligando o Litoral com a Serra”, lembrou o vereador.

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