Capivari do Sul tem a 5ª melhor pizza do Rio Grande do Sul. A Don Benício Pizza Delivery participou, entre os dias 9 e 11 de maio, da 3ª Copa Gaúcha de Pizzaiolos, realizada durante a Feira Sulserve em Novo Hamburgo. A competição reuniu 40 profissionais de todo o Rio Grande do Sul e um de Santa Catarina.
“Como nós já estamos há cinco anos trabalhando em Capivari do Sul e região, nosso objetivo era levar o nome da Don Benício e do município para um nível estadual e nacional. O banco de jurados, por exemplo, possui 20, 30 anos de experiência no ramo de pizzas, chefs renomados. Então procuramos levar um pouco da nossa pizza a um nível maior”, conta Mauricio Souza, proprietário da Don Benicio.
Conforme Mauricio, cada competidor teve doze minutos para abrir a massa, fazer a pizza, assar e finalizar. “Foram analisados quatro quesitos: a cocção, que nada mais é que a maneira de assar, a técnica empregada, ou seja, a maneira como foi preparada a massa, a harmonização do sabor e a apresentação da pizza. Por fim, apresentamos de forma oral a pizza aos jurados”, conta Souza.
O pizzaiolo destacou o nome da pizza apresentada na competição: Capivari. “Ela levou esse nome por que usamos ingredientes produzidos aqui na nossa terra. Usamos a costela de gado, onde Capivari é um grande produtor de gado de corte, o mel, produzido por um produtor aqui de Capivari, o queijo pecorino, que apesar do município não produzir o queijo produz a ovelha. Nosso objetivo foi destacar as riquezas da nossa terra e levar na nossa pizza”.
Ao Integração, Mauricio confirmou que o novo sabor estará disponível no cardápio da Don Benício. “Fizemos ele especialmente para a competição. Fomos aprimorando ele durante 60 dias, até chegar ao ponto que gostaríamos, e devido ao resultado que conseguimos esse mês ele estará no nosso cardápio”, completou.
Saiba mais sobre a Copa Gaúcha de Pizzaiolos
O grande campeão da Copa Gaúcha de Pizzaiolos, que aconteceu nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, foi Rodrigo Hennemann, da Soul Pizza, de Porto Alegre. O segundo lugar ficou para Carolina Hermann, também da capital. Os dois ganharam troféu e conquistaram vagas para disputar o Campeonato Mundial de Pizza, em Parma, na Itália, com passagem de ida, volta e hospedagem pagos. A terceira colocação ficou com Rodrigo Montecchio.
Além da Don Benício, o Litoral Norte foi representado pela Pizzaria A Lenha, de Capão da Canoa, através de Cândido Luiz.
O último dia de competição reuniu oito finalistas dos 40 inscritos (entre eles, três mulheres). O evento aconteceu durante os três dias, junto à programação da Sulserve – Feira Profissional de Panificação, Food Service e Hotelaria.
A Copa, segundo Ricardo Gonzaga, técnico do Espaço Gastronômico, empresa que esteve à frente da organização, e pizzaiolo há 21 anos, foi idealizada em 2022 para valorizar o profissional que é pouco conhecido, especialmente na região Sul e estimular a produção de pizzas de alta qualidade através do aperfeiçoamento da técnica e da criatividade. A obrigatoriedade do concurso era que a pizza tivesse 35cm de diâmetro e fosse de sabor salgado. Cada participante teve 12 minutos para produzir, assar e servir. Ao todo, 10 jurados prestigiaram a elaboração e degustação, em tempo real, de 48 pizzas feitas pelos 40 competidores durante os três dias de disputa.