A segurança no Litoral Norte vai contar com o adicional de 114 novos soldados da Brigada Militar durante 90 dias, a partir desta sexta-feira (28/4). Eles concluíram o Curso Básico de Formação Policial Militar na Escola de Formação e Especialização de Soldados (Esfes) de Osório, com formatura realizada no último dia 20.
Os policiais irão atuar nas cidades de Tramandaí, Imbé e Capão da Canoa.
Na tarde da quinta-feira (27/4), o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral (CRPO Litoral) e a Esfes reuniram os novos soldados, no complexo de quartéis da Brigada Militar em Osório, para instruções sobre o estágio operacional que esta tropa vai realizar em municípios da região. Os soldados vão atuar no policiamento ostensivo e em ações de visibilidade da presença da Brigada Militar em locais estratégicos, de maneira preventiva e repressiva, especialmente contra crimes violentos letais intencionais (CVLI), e também serão empregados em operações na área do CRPO Litoral.
O comandante do CRPO Litoral, tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, pronunciou-se aos militares que iniciam a carreira. “Esta é uma profissão com alto grau de exigência, pois a dedicação vai muito além do expediente, já que somos policiais a qualquer hora do dia”, disse. O comandante salientou que a missão do efetivo no Litoral é “conter a mancha criminal, proporcionando condições adequadas de segurança a moradores e turistas”.
O major Leonardo da Rosa de Souza, respondendo pelo Comando do 2º BPAT; o comandante da 2ª CiaPM / 2º BPAT, capitão Fabrício Stona Carvalho; tenentes que vão coordenar a atuação dos soldados; e sargentos que irão assessorar os oficiais também participaram da instrução de emprego dos PMs novatos.