Conecte com a gente!

Palmares do Sul

Projeto educacional da Comunidade Quilombola do Limoeiro atende alunos das escolas municipais

Publicado

em

Resgatar a história da cultura afro-brasileira e os costumes do povo negro com alunos das escolas municipais. Esse é o objetivo do Projeto Educacional Cores do Amanhã, promovido pela Associação Quilombola Limoeiro, de Bacupari, em Palmares do Sul. Além disso, o projeto proporciona aos professores uma formação pedagógica em Educação da Relação Étnico-Racial.

A ideia de levar conhecimento sobre a cultura quilombola até as escolas surgiu entre os anos de 2015 e 2021, a partir de projetos sociais realizados pela a Assistente Social Solange Oliveira, nascida na comunidade. Em 2020, a Associação foi contemplada com o Edital de Fortalecimento Institucional, de parceria da iniciativa privada, que possibilitou as ações realizadas nos últimos dois anos, com a temática de Educação Escolar Quilombola no turno inverso da escola.

Hoje, o projeto conta com a participação de 40 alunos, que integram as aulas de Oficina de Inclusão Digital, a partir dos 12 anos, e aulas de Capoeira, a partir dos 6 anos. “Contamos com um psicólogo e um Educador Popular, que ministra as aulas de Capoeira. Chegamos a ter um público de 130 alunos do 5º ao 9º ano nas últimas atividades com as escolas. Convidamos profissionais de diversas áreas para palestrar”, disse Solange Oliveira.

Confira as ações realizadas pela Comunidade Quilombola do Limoeiro:

– Formações Pedagógicas com alunos de algumas Escolas Municipais de Ensino Fundamental com ações sobre a Lei 10639/03

– Atividades Contínuas: Oficinas de Capoeira, que ocorrem todas às terças-feiras no turno inverso escolar: 9h às 11h e das 14h às 16h

– Oficina de Inclusão Digital – Educomunicação, ocorre aos sábados a cada 15 dias das 14h às 17h

– Clube de Leitura (1º livro: Olhos d’Água Conceição Evaristo), acontece no primeiro sábado do mês das 14h às 15h30

– Parceria com o Grupo Autoestima da Mulher

– Oficina Educação Quilombola criação do E-book do Quilombo do Limoeiro

– Oficina de Educação Financeira

– Oficina de Espanhol e Literatura Africana



Copyright © 2021 Jornal Integração.