O Litoral Norte do Rio Grande do Sul terá 14 vagas do programa Mais Médicos, do Governo Federal. O edital que detalha as 6,2 mil vagas espalhadas pelo Brasil foi publicado nesta terça-feira, dia 18, exclusivamente para os municípios que tenham interesse nas vagas do programa. No Rio Grande do Sul serão selecionados 552 profissionais em 216 municípios.
Das 23 cidades do Litoral Norte, oito estão aptas a receber médicos, que são: Capão da Canoa (2), Maquiné (3), Cidreira (2), Santo Antônio da Patrulha (2), Terra de Areia (2), Arroio do Sal (1), Caraá (1) e Imbé (1).
Cada cidade recebeu um número limite de vagas. Os municípios que confirmarem a participação deverão informar o total de profissionais que desejam receber. Esse número pode ser menor do que o limite autorizado pelo governo.
Após a confirmação do número de vagas, o Ministério da Saúde enviará aos municípios profissionais credenciados pelo programa. O governo informou que deverá abrir outras 10 mil vagas até o final do ano, que terão contrapartida dos municípios.
O valor das bolsas deve continuar sendo o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde atuarão.
O Mais Médicos foi relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 20 de março. O objetivo do governo é preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).