Maneca recebeu a reportagem do Integração em seu gabinete nesta semana (Foto: Jornal Integração)
Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Ou seja, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido.
Com esse objetivo, o presidente da Câmara de Palmares do Sul Manoel Antunes Neto (Cidadania) pretende levar o Legislativo para perto da comunidade. Uma de suas ações para 2023, é retomar as sessões nos distritos e também iniciar o projeto do Gabinete Móvel no mês de março. “Vamos levar a Câmara até os distritos de Palmares, para aproximar os eleitores com seus representantes e ouvir as demandas de cada localidade. Sabemos que muitos gostam da política ou querem vir até esta Casa, mas como os distritos são longe, há essa dificuldade. Então vamos facilitar esse contato da população com o Legislativo”, disse Maneca.
Outra ação que o presidente pretende retomar neste ano, são as homenagens a profissionais como o Dia do Médico, Dia do Professor, Dia da Mulher, e também datas comemorativas, como Dia da Consciência Negra, por exemplo. Além disso, a homenagens a cidadão palmarenses e personalidades que contribuem para o crescimento do município serão realizadas. “Neste primeiro momento, no dia 12 de maio, vamos homenagear a deputada federal Any Ortiz, o deputado federal Alceu Moreira, o médico veterinário Reny Machado, o ex-prefeito Luciano Santana Bins e o ex-vereador Nivalcir Rocha”, comentou.
A volta do projeto Vereador Mirim também foi lembrado pelo presidente como uma das metas a serem realizadas ao longo deste ano. “Já iniciamos as conversas com a secretária de Educação Marcia Bins, para implantar esse projeto nas escolas. O objetivo é que dia 09 de outubro possamos fazer uma sessão na Câmara com os alunos participantes”, destacou.
Manoel Antunes está como presidente do Legislativo palmarense pela segunda vez. À reportagem do Integração, o vereador confessou que não esperava liderar a Casa devido a composição da bancada. “Como essa legislatura se formou, com três vereadores do PDT e três do MDB, ficaria inviável para conseguir chegar a presidência da Câmara. Mas, por um desentendimento dos próprios vereadores, eu fui convidado em 2022 para ser vice-presidente do Murilo Pereira, e sendo assim, receberia neste ano a oportunidade de ser presidente. E isso ocorreu. É uma satisfação estar novamente a frente desse poder tão importante”, disse Maneca.
Sobre a relação com o Executivo, o vereador do Cidadania lembrou da boa afinidade que tem com o prefeito Mauricio Muniz. “Temos um bom diálogo, conversamos bastante e tudo aquilo que for benéfico para a população, com certeza daremos prioridade, jamais iremos trancar. Junto ao Executivo, pretendemos dar maior atenção à saúde e também à infraestrutura de Palmares. Estive com o prefeito esta semana e conversamos sobre o projeto da contratação de crédito junto ao Finisa, no valor de R$ 5 milhões, que está na Câmara para aprovação de rubrica, e pedimos que o prefeito faça a pavimentação de algumas ruas aqui na Sede”.
Uma das solicitações que Maneca fez junto ao Executivo são referente aos distritos, que a prefeitura disponibilize equipes, assim como foi feito em Quintão durante o veraneio, para sanar algumas de suas demandas, principalmente referente a limpeza urbana. “Granja Vargas, por exemplo, é um dos distritos que vem recebendo mais obras nestes últimos anos, e tenho certeza que até o final de 2024 o prefeito irá conseguir concluir todo o asfaltamento da estrada até a RSC 101. O trecho entre Granja e Quintão também já está recebendo saibro. Sabemos que muitas emendas parlamentares chegaram e continuarão chegando ao nosso município para auxiliar nessas demandas”, disse o vereador.
Maneca fez questão de lembrar a parceria com a agora deputada federal Any Ortiz. “A Any sempre se comprometeu com Palmares, dando atenção sempre que precisamos. Agora, ela pretende fazer uma Assembleia com os moradores do Quintão para saber onde a comunidade mais necessita de investimentos. Antes, quando deputada estadual, sabemos que os recursos eram limitados, mas agora em Brasília com certeza iremos ser contemplados. Ela buscou junto ao Governador a obra da nova rótula de acesso a Palmares, que depois de anos saiu do papel. Estive em Brasília recentemente e ela me passou que dará prioridade para Quintão, devido ao carinho que possui pela praia. Ainda assim, não irá deixar de lado a Sede nem os outros distritos. Sabemos que é seu primeiro ano na Câmara dos Deputados e que as emendas começarão a chegar, mas temos a expectativa que Governo Federal libere esses recursos ainda em 2023”.
Por fim, o presidente lembrou que as portas da Câmara e do seu gabinete estão sempre abertas para a comunidade. “Estou aqui todos os dias dando expediente em meu gabinete e tento resolver o maior número de demandas possíveis. Atendo a todos e estou à disposição”, completou.