Uma grande e forte massa de ar frio avança pela Patagônia, na Argentina, e vai chegar ao Brasil entre esta sexta e o sábado com queda acentuada da temperatura em diversos estados, conforme informou a Metsul Meteorologia. Trata-se de uma incursão de ar frio muito abrangente para esta época do ano e com intensidade significativa. A massa de ar frio vai ter um deslocamento pelo Centro-Sul da América do Sul com trajetória de natureza continental, ou seja, pelo interior do continente.
Avança pela Argentina até o Norte do país e alcança o Paraguai e parte da Bolívia, além do Uruguai, o Sul do Brasil e parte do Sudeste. Normalmente, no verão, as massas de ar frio que não deixam de chegar às latitudes médias do continente costumam ter uma trajetória marítima. Por isso, chama a atenção o comportamento deste pulso de ar frio de deslocamento continental.
A massa de ar frio alcançará o Sul e parte do Centro-Oeste e do Sudeste no Brasil. O resfriamento, por óbvio, será mais acentuado nos estado do Sul, mas a temperatura deve cair em partes do Mato Grosso mais a Oeste, no Mato Grosso do Sul e São Paulo.
A massa de ar frio toma conta do Sul do Brasil entre esta sexta e o sábado, devendo chegar com rajadas de vento do quadrante Sul, especialmente no Rio Grande do Sul que estará mais perto do ciclone no Prata. Em São Paulo, por outro lado, a queda da temperatura será sentida no fim de semana.
A temperatura terá um acentuado declínio nesta sexta no Rio Grande do Sul, o que resultará em temperaturas máximas à tarde muito mais baixas que o habitual em fevereiro em diversas cidades.
Muitos locais da Campanha e da Serra do Sudeste, por exemplo, não devem passar de 22ºC ou 23ºC à tarde, marcas tipicamente outonais. No fim do dia, vários municípios terão 15ºC ou menos. As madrugadas mais frias serão as do sábado e do domingo no Rio Grande do Sul. Os mapas trazem as projeções de temperatura na madrugada para o sábado e o domingo no Sul do país em que se constata quão baixa estará a temperatura para esta época do ano.
Nas praias, destino de milhões de pessoas na costa gaúcha, o mar impede atenua o resfriamento noturno, mas a queda da temperatura será sentida. A presença de vento e brisa deve colaborar para sensação térmica significativamente menor à noite. Em Florianópolis, temperatura muito mais agradável no fim de semana com mínimas abaixo de 20ºC no domingo. Em Curitiba, instabilidade no fim de semana com máximas muito inferiores ao normal de fevereiro e mínima de até 13ºC no domingo.
Frente fria muda o tempo nesta quinta
Frente fria acompanhada de um profundo centro de baixa pressão vai trazer uma nova rodada de chuva e tempestades no Sul do Brasil nesta segunda metade da semana. O Rio Grande do Sul vai voltar a ter um episódio de instabilidade generalizada com chuva em todas as regiões do estado, o segundo nesta semana.
O sol chega a aparecer com nuvens nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul, mas com períodos de maior nebulosidade. Já de manhã se espera chuva em alguns pontos do estado. Entre a tarde e a noite, à medida que o centro de baixa pressão avança do Norte da Argentina para o estado e uma frente fria começa a ingressar pelo Oeste e o Sul, a instabilidade aumenta muito e chove em todas as regiões.
Há um alto risco de tempo severo no Sul do Brasil com a atuação do centro de baixa pressão muito profundo e o deslocamento da frente fria. O risco de tempo severo entre quinta e sexta vai atingir os três estados do Sul, diminuindo na sexta no território gaúcho e aumentando sobre os estados catarinense e paranaense.
O texto e reportagem é da Metsul Meteorologia. Confira o conteúdo original no site.