Antes mesma de ser entregue de forma oficial pelo governo do Estado, a nova rótula de acesso a Palmares do Sul, no entroncamento da RSC 101 com a ERS 776, vem gerando discussões entre os motoristas que utilizam a via diariamente. Isso por que, segundo os condutores, as faixas de rodagem e as curvas ficaram estreitas, principalmente se tratando do tráfego de caminhões pesados, muito comum na RSC 101 devido a rota que liga a Rio Grande e também o cultivo de culturas como o arroz e soja.
A obra na rótula de acesso a Palmares do Sul saiu do papel depois de anos de estudos e protestos da comunidade. No local, diversos acidentes, alguns deles fatais, eram registrados seguidamente, o que levou o Departamento de Estradas e Rodagem – Daer a refazer o trajeto da estrada, afim de proporcionar aos usuários mais segurança.
No entanto, segundo a maioria dos seguidores do Jornal Integração nas redes sociais, a obra acabou dificultando ainda mais a vida dos motoristas. Muitas pessoas questionaram a largura da faixa no sentido a Palmares e Mostardas. “Piorou. Já presenciei vários carros passando a mais de 80 km/h. Sem falar os que ainda continuam atravessando na parte antiga. Uma simples lombada eletrônica já resolveria o problema e não se gastaria tanto. Sem contar que para entrar em Palmares agora vindo de Capivari, ficou quase um “cotovelo”, muito fechada a curva”, disse um internauta. Outro questionou o real objetivo da obra. “Se fizeram algo pra prevenir acidentes, da maneira que fizeram a suposta rótula será óbvio que irá causar acidentes. É só emendas que não se progride nunca. Poderia ficar a mesma rótula e dois quebra-molas, com boa sinalização. Infelizmente é Brasil”.
Outros seguidores do Integração, no entanto, se posicionaram a favor do novo traçado. “Melhorou tudo. Agora é manter a atenção. Só que está ruim é a parte que vai sentido Casa Velha. Precisa melhorar a lateral pra descer e ter acesso a vila, oficinas, etc”, disse um. “Ficou boa! Só teria que melhorar a faixa que entra pra Palmares no sentido quem vem de Capivari. No mais e só estudar as leis de preferência”, comentou outro.
No Facebook, a enquete do Integração rendeu mais de 170 comentários, inúmeras curtidas e compartilhamentos, em sua grande maioria desfavorável a nova rótula. O mesmo ocorreu com os usuários do Instagram.
O que diz o Daer
A reportagem do Integração entrou em contato com o Daer. Segundo o órgão, até o fim do mês de novembro os serviços devem ser concluídos. “No final de semana devem ser executados os meios-fios. Na próxima semana, o aterro e o plantio de grama e, na sequência, a sinalização. Em relação à pista, ela foi executada de acordo com o projeto, visando à segurança dos usuários da rodovia”, diz a nota.