A noite de quarta-feira, dia 09 de agosto, foi marcada pela formação da Associação de Pais e Amigos do Autista de Palmares do Sul, em encontro ocorrido no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O ato contou com a presença de pais, apoiadores, políticos locais e comunidade em geral, onde temas relacionados ao autismo foram debatidos.
A presidente Victoria Negreiros de Queiroz afirmou que a Associação se faz muito necessária visto o grande aumento do número de pessoas diagnosticadas com o TEA. “Nosso maior objetivo é promover a busca ativa do diagnóstico, principalmente, de forma precoce, o acolhimento destas famílias diante dos novos caminhos que são necessários, emocionalmente e também de forma clínica com sugestões de profissionais qualificados e trabalhar junto a comunidade palmarense e região, para que seja feita a melhor socialização de cada indivíduo diante das suas particularidades. Gostaríamos de agradecer ao trabalho incansável da secretária de educação, Márcia Bins. Sem o seu incentivo, o passo inicial não teria sido dado. Enquanto associação, estaremos à disposição de todos que vierem a ter interesse no tema”, disse.
O vereador Sérgio Gil (Nenê) e sua esposa Edineia Figueira, que é conselheira tutelar, participaram do encontro. “Como membro do legislativo palmarense, e por entender a importância e tão nobre causa da formação desta associação, estivemos acompanhando, oferecendo todo apoio possível no desenvolvimento da ideia. Parabenizo aos envolvidos, em especial à presidente Victória Negreiros. É um marco para o nosso município em busca de benefícios para quem tem Transtorno do Espectro Autista”, comenta o vereador Nenê.
Filipe Lang (PT) agradeceu ao presidente da FADERS por ser fazer presente no encontro. “Agradeço ao Marquinho Lang , Presidente da FADERS, por atender o meu pedido e vir falar sobre o tema, sobre a importância da emissão da CIPTEA para as famílias e aproveitando para deixar a fundação a disposição da associação. É gratificante saber que através do meu mandato de vereador posso fazer a diferença na vida de muitas famílias. Vamos juntos, colocar Palmares do Sul no mapa das cidades com inclusão”, disse Filipe.
Para a Secretária de Saúde de Palmares, Juliana Gasso, é muito importante que a comunidade de mobilize com o objetivo de auxiliar as famílias que possuem integrantes com essa característica. “Ficamos feliz com essa atitude, pois assim fica muito mais fácil fazer uma requisição de demandas. Eu como mãe de um autista estava presente nessa reunião, e sabemos das dificuldades das pessoas que não possuem recursos financeiros dar um apoio adequado às suas crianças. Conseguir um diagnóstico inicial pelo SUS, por exemplo, é uma das partes mais difíceis dessa caminhada. Temos muito que avançar ainda sobre os direitos dos autistas, mas o primeiro passo foi dado”, disse a secretária, que destacou o empenho de todos para a criação dessa Associação. “Esse grupo foi criado devido a necessidade que Palmares do Sul precisa para com estas pessoas, para apoiar uns aos outros, ajudando aqueles que precisam. A Secretaria de Saúde dará todo o suporte necessário, pois sempre procuramos fornecer toda a assistência necessária para as crianças, como transporte, consultas. Temos muito que melhorar ainda, mas que dependente também da compactuação com o Estado. O número de autistas em Palmares é grande e vem crescendo, pois muitos ainda não tem o diagnóstico concluído. Essa Associação veio como uma vitória muito grande para a comunidade e também para a Secretaria de Saúde”, completou Juliana.
Confira abaixo os nomes que compõe a diretoria da Associação
Victoria Negreiros de Queiroz – Presidente
Simoni de Moura Silveira – Vice-presidente
Suelen Costa de Souza – Secretária
Italo Farias Santos – Tesoureiro
Conselho Fiscal: Alice Daros Sala, Salethe Mendes de Oliveira, Sionara Camargo Campos, Ana Júlia Passo Jardim, Camila Schaich e Ana Júlia Gasso Jardim