Capivari do Sul

Síndrome mão-pé-boca suspende aulas da EMEI Mundo Encantado

Publicado

em

O surgimento de casos da síndrome mão-pé-boca fez com que a Escola Infantil Mundo Encantado, de Capivari do Sul, suspendesse as aulas por uma semana. A medida foi tomada na terça-feira, 19, em conjunto pelas Secretarias da Saúde e Educação para conter a propagação da doença e realizar uma higienização geral na escola.

Na noite de terça-feira, a direção da escola realizou uma reunião online com os pais para explicar os motivos da suspensão e orientá-los sobre os cuidados e a procurar o posto de saúde no aparecimento de qualquer sintoma. A direção ainda explicou que, como a doença tem transmissão muito rápida, o fechamento da escola foi extremamente necessário. Cerca de 25 casos foram detectados até agora.
A doença, que geralmente acomete crianças em idade escolar, é transmitida por meio de um vírus coxsackie. A enfermidade se caracteriza, principalmente, pela erupção de bolhas nas mãos, pés e boca (de onde vem o nome), bem como surgimento de lesões nas nádegas e na região genital, além de febre alta, mal-estar e falta de apetite.

Fique atento:

São sinais característicos da doença mão-pé-boca:

· Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;

· Aparecimento na boca, amídalas e faringe de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;

· Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital.

O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.

Na maioria dos casos, são tratados apenas os sintomas como febre e coceira. Não há remédio ou vacina para a doença.

Fique atento porque nem sempre a infecção pelo vírus Coxsackie provoca todos os sintomas clássicos da síndrome. Há casos em que surgem lesões na boca ou as erupções cutâneas; em outros, a febre e a dor de garganta são os sintomas predominantes.

No aparecimento de qualquer destes sintomas, procure o Posto de Saúde.

Clique para comentar

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile