Conecte com a gente!

Palmares do Sul

Projeto de Museu físico e virtual em Quintão é apresentado ao prefeito

Publicado

em

Na quarta-feira, 14 de julho, uma equipe composta pelo líder comunitário de Quintão, Daniel da Veiga Oliveira, e o pessoal do programa de Informática na Educação da UFRGS, esteve visitando o prefeito de Palmares do Sul, Mauricio Muniz, para apresentar o projeto Museu Virtual do Mar/Museu físico.

De acordo com o projeto, a implementação deste recurso envolve um cenário de iniciativa de uma liderança pesqueira do balneário de Quintão, Daniel da Veiga Oliveira, líder comunitário e pescador, que tem prestado um serviço diário de informações marítimas, por meio de um canal de rede social, no qual pescadores, turistas e comerciantes locais têm amplo acesso a este conteúdo. Essa mesma liderança desenvolve ações voluntárias nas escolas locais, utilizando os “Boletins Informativos do Mar” como conteúdo de apoio pedagógico aos professores das escolas públicas locais, realiza frequentemente a visitação de alunos para reconhecimento de peças de espécimes, lixos, resíduos e materiais poluentes recolhidos do mar; iniciativas de palestras de conscientização para cultura de proteção ao meio ambiente.

A futura sede física do Museu do Mar se localiza no balneário de Quintão. A base da economia do balneário é fundamentada na pesca e turismo, o que faz do Museu do Mar um potencial agente de desenvolvimento regional.

A proposta é desenvolver o “Museu Virtual do Mar”, um site web mobile (computador e celular) em que os usuários possam visualizar, interagir e pesquisar com os objetos presentes no museu real e obter informações fornecidas pelo Boletim do Mar por meio de um mundo virtual, com realidade aumentada, imagens 360º, atividades pedagógicas, pretende-se disponibilizar online o acervo a ser catalogado de artefatos coletados do RS, com objetivo de criar um museu virtual sobre o mar e suas relações com a educação e cultura ambiental e as relações com a comunidade pesqueira.

O prefeito parabenizou o projeto e se comprometeu em apoiar no que for possível. Participaram, também, da reunião a secretária de Educação, Marcia Bins, e a diretora de Cultura da Secretaria de Turismo, Caroline Costa.



Copyright © 2021 Jornal Integração.