Mesmo que metade da população de Capivari do Sul tenha recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, ainda não é hora de relaxar com os cuidados que evitam a disseminação do coronavírus. Este foi o pedido feito esta semana pela Secretaria de Saúde após o aumento de casos no município nos últimos dias. Em menos de uma semana, 32 pessoas foram diagnosticadas com o vírus, número bastante elevado se comparado às últimas semanas, quando houve vários dias sem novos registros no boletim.
Até esta quinta-feira, 51,21% da comunidade vacinável já recebeu a primeira dose da vacina e 17,49% está completamente imunizada. No entanto, mesmo que a vacina ofereça uma grande proteção, principalmente nos casos mais graves da doença, a pessoa vacinada ainda pode contrair e disseminar o vírus. Além disso, a resposta do sistema imunológico só estará completa um mês após a aplicação das duas doses do imunizante e, enquanto a maioria da população não estiver vacinada, a possibilidade de contaminação ainda existe.
Em Palmares do Sul, os números de novos casos semanais seguem estáveis. De segunda até quarta-feira foram apenas sete registros. Na vacinação, Palmares está mais adiantado, pois já vacinou com a primeira dose 67,3% da população e 28,1% da população já está com a imunização completa.
Em toda região do Litoral Norte, 54% da população já recebeu a primeira vacina contra a covid. São quase 300 mil pessoas parcialmente imunizadas, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira, 14, pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde. Mais de 81 mil já receberam as duas doses, o representa 20% da população do Litoral Norte.
No dia 5 de julho, a Associação dos Municípios do Litoral Norte decidiu, em conjunto com todos os prefeitos, sobre a liberação de eventos sociais com até 150 pessoas e ampliou o horário de funcionamento de bares e restaurantes. Conforme a Associação, as novas medidas serão analisadas semanalmente pelos prefeitos, podendo ser revogadas a qualquer momento, dependendo da situação da região.
O contágio do vírus e as taxas de internação tem se mantido estáveis na região nas últimas semanas, por isso da decisão dos prefeitos. No entanto, aqueles cuidados essenciais, que são divulgados desde o início da pandemia de Covid-19, devem continuar por enquanto: o uso de máscara, ambientes bem ventilados e higienização das mãos ainda precisam ser nossos parceiros por enquanto para que possamos nos livrar deles o quanto antes, principalmente da máscara, já que higiene das mãos nunca é demais.