Conecte com a gente!

Eleições 2020

“Estou preparada para levar adiante um projeto de desenvolvimento para Palmares do Sul”

Candidata a prefeita de Palmares do Sul pelo PT é a segunda entrevistada do Jornal Integração

Publicado

em

Tônia Maria Silveira – Candidata a prefeita de Palmares do Sul pelo PT – Sou professora, nascida em 18/03/63, esposa de João Manoel Bragado Silveira, mãe do Ângelo, do Gabriel e da Amanda (Enteada). Professora, formada e graduada em Pedagogia e Estudos sociais, fui diretora escolar por 12 anos na EMEI Peixinho Dourado. Atuei como Secretária de Educação no governo de Paulo Lang, também participei de diversos Conselhos Municipais (Comissão de defesa Civil, Conselhos Escolares, Conselho do Fundeb), uma das idealizadoras do plano de carreira dos professores do Município, idealizadora da campanha Outubro Rosa.

Na pasta de Secretária da Educação, implantamos projetos importantes como o plano de carreira, que era um sonho antigo do Magistério Municipal, Programa de uniformes escolares, distribuição de Kits para os alunos, aquisição de ônibus escolares, revitalização das escolas, conclusão de obras e investimentos na colocação de ar condicionados nas salas de aula, implantação das salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), implantação do programa Alimentação saudável com a compra de 70% de alimentos da Agricultura familiar, fortalecimento da feira do livro, organizadora do livro Raízes e Quilombolas, um grande marco para a memória de Palmares do Sul, criação do berçário nas escolas infantis, implantação da disciplina de educação física e Inglês nas escolas infantis e por final uma grande lutadora pela prevenção da saúde da mulher.

Para 2020 você havia lançado seu nome como pré-candidata a vereadora em Palmares do Sul, mas acabou recendo o convite para liderar a coligação. O que a motivou a aceitar esse novo desafio na vida pública?

O que me motivou a aceitar este desafio foi minha experiência na administração pública, o grande trabalho desenvolvido no governo Paulo Lang, onde fui Secretária de Educação e tive oportunidade de ver o que precisa ser feito pela cidade e pelas pessoas que mais necessitam. Isto tudo me motivou a abrir mão de um sonho individual, por um projeto maior e coletivo o qual me sinto muito bem preparada para levar adiante com o objetivo do desenvolvimento de Palmares do Sul.

Quais pontos você acredita que Palmares do Sul deve melhorar?

Na área da saúde vamos retomar o excelente trabalho que estava sendo feito no governo do Partido dos Trabalhadores, principalmente com a volta do atendimento de especialistas (Ginecologista, Pediatra, Traumatologista, Cardiologista e outros), também vamos retomar o agendamento nos distritos para o transporte das pessoas que necessitarem para tratamento de saúde, retomaremos o programa mais médicos para os distritos e o atendimento 24 horas no Posto de Saúde no distrito do Balneário Quintão.

Também vamos implantar a Farmácia Básica naquele distrito, evitando que os munícipes se desloquem para a sede para serem atendidos. Na área de Infraestrutura vamos dar uma atenção especial na pavimentação e revitalização de ruas e estradas municipais, principalmente nos Becos e na Estradas que escoam nossa produção agrícola. Atenção permanente com a iluminação pública na sede e nos distritos e volta da coleta seletiva de lixo, reestruturação das subprefeituras disponibilizando maquinários para atendimento local, geração de empregos com a atração de novas empresas a investir em nosso município.

Na Educação, iremos valorizar os profissionais desta área e fazer investimento na infraestrutura das escolas, volta do programa dos uniformes e kits escolares, volta da feira do livro e Feira Pedagógica de Palmares do Sul e resgate do desfile cívico.

Na área da Agricultura, vamos fomentar o diálogo e dar assistência técnica aos micros e pequenos produtores bem como a quem trabalha e explora a atividade pesqueira.

Na área do Turismo e Cultura incentivar os esportes em geral (futebol, katsurf, ciclismo, corrida, entre outros) apoiando a novas iniciativas e eventos organizados pela sociedade (rodeio, trilhas, entre outros), explorar o potencial turístico do nosso rio, nossas lagoas e de nosso balneário.

Saúde, educação e segurança serão os carros chefes nas propostas de governo?

Sim, sem dúvida daremos atenção especial a estes setores, porque entendemos que estes são os principais pontos para uma administração mais humana e responsável, conforme já salientamos nas questões acima.

Quintão é uma cidade dentro de Palmares do Sul. O que pode ser feito de diferente naquela comunidade? Existe um plano de governo para os distritos?

Para o Quintão daremos uma atenção especial na área da saúde, com a incrementação do atendimento 24 horas no posto e criação da farmácia popular. Na área da segurança, iremos trabalhar junto ao governo do Estado o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar e buscar parcerias para oferecer estrutura aos profissionais que quiserem vir para o Município. Também para o Quintão iremos incrementar o parque de máquinas e implantaremos um efetivo permanente para a manutenção das ruas e iluminação pública. Para os demais distritos, nossa proposta e dar estrutura para as subprefeituras darem um atendimento mais ágil e com qualidade dentro das necessidades e características de cada distrito.

Como considera os servidores públicos, sem os quais não é possível administrar, e que relação pretende ter com eles?

Como funcionária pública, sei da valorização que merece o funcionalismo municipal para que possamos junto concretizar as metas de governo, pois reconheço o trabalho que estes abnegados profissionais fazem pelo nosso município.

Consideração final

Queremos retomar a autoestima do povo palmarense, retomar o crescimento de nossa cidade para que a população tenha orgulho de morar em Palmares do Sul, e para isso iremos dar uma tenção especial aos nossos distritos, Bacupari, Frei Sebastião, Granja Vargas, Butiatuva, Quintão e Casa Velha, com uma cidade limpa, saúde de qualidade, infraestrutura, segurança e geração de emprego. Estou pronta para este desafio juntamente como Tunico, para isso também é importante seu voto na nominata de vereadores composto por pessoas capacitadas. Palmares do Sul precisa voltar a crescer. O PT já fez muito e queremos fazer mais com a coligação #rumocerto. No dia 15 de novembro a população de Palmares terá a oportunidade de escolher, entre continuar com esta estagnação ou voltar a crescer. É a vez e a voz das mulheres.

JOGO RÁPIDO, resposta em uma palavra ou frase:

Uma qualidade: Solidária, estou pronta para ajudar meu próximo.

Um defeito: Perfeccionista, sempre me cobro perfeição em minhas atitudes e ações, somos seres humanos e jamais seremos perfeitos.

Um sonho: Meus filhos encaminhados profissionalmente e acima de tudo com humildade.

Um hobby: Estar em contato com a natureza.

Um livro: “Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint Exupéry, é um clássico que li na primeira vez quando estava na sexta série e reli várias vezes, embora seja um livro de gênero infantil, retrata vários paradigmas e questionamentos humanos de forma bastante profunda até os dias de hoje.

Uma citação: “Precisamos encorajar mais mulheres a se atreverem a mudar o mundo” – Chimamanda Ngozi Adichie

Uma saudade: Do meu pai, in memorian, que deixou um excelente legado aos seus filhos. Ele sempre dizia: “A humildade faz a pessoa”.

Uma bebida: Tônica com gelo e limão.

Uma comida: Galeto com polenta, adoro.

Maior desafio: Ser mãe e criar meus filhos ensinando a eles os valores de respeito e amor ao próximo.

Família: Meu bem mais precioso, minha base.

Teu principal diferencial: Abnegada, sei o que quero e aonde quero ir.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.