Conecte com a gente!

Eleições 2020

“Estou preparada para levar adiante um projeto de desenvolvimento para Palmares do Sul”

Candidata a prefeita de Palmares do Sul pelo PT é a segunda entrevistada do Jornal Integração

Henrique Pajares

Publicado

em

Tônia Maria Silveira – Candidata a prefeita de Palmares do Sul pelo PT – Sou professora, nascida em 18/03/63, esposa de João Manoel Bragado Silveira, mãe do Ângelo, do Gabriel e da Amanda (Enteada). Professora, formada e graduada em Pedagogia e Estudos sociais, fui diretora escolar por 12 anos na EMEI Peixinho Dourado. Atuei como Secretária de Educação no governo de Paulo Lang, também participei de diversos Conselhos Municipais (Comissão de defesa Civil, Conselhos Escolares, Conselho do Fundeb), uma das idealizadoras do plano de carreira dos professores do Município, idealizadora da campanha Outubro Rosa.

Na pasta de Secretária da Educação, implantamos projetos importantes como o plano de carreira, que era um sonho antigo do Magistério Municipal, Programa de uniformes escolares, distribuição de Kits para os alunos, aquisição de ônibus escolares, revitalização das escolas, conclusão de obras e investimentos na colocação de ar condicionados nas salas de aula, implantação das salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), implantação do programa Alimentação saudável com a compra de 70% de alimentos da Agricultura familiar, fortalecimento da feira do livro, organizadora do livro Raízes e Quilombolas, um grande marco para a memória de Palmares do Sul, criação do berçário nas escolas infantis, implantação da disciplina de educação física e Inglês nas escolas infantis e por final uma grande lutadora pela prevenção da saúde da mulher.

Para 2020 você havia lançado seu nome como pré-candidata a vereadora em Palmares do Sul, mas acabou recendo o convite para liderar a coligação. O que a motivou a aceitar esse novo desafio na vida pública?

O que me motivou a aceitar este desafio foi minha experiência na administração pública, o grande trabalho desenvolvido no governo Paulo Lang, onde fui Secretária de Educação e tive oportunidade de ver o que precisa ser feito pela cidade e pelas pessoas que mais necessitam. Isto tudo me motivou a abrir mão de um sonho individual, por um projeto maior e coletivo o qual me sinto muito bem preparada para levar adiante com o objetivo do desenvolvimento de Palmares do Sul.

Quais pontos você acredita que Palmares do Sul deve melhorar?

Na área da saúde vamos retomar o excelente trabalho que estava sendo feito no governo do Partido dos Trabalhadores, principalmente com a volta do atendimento de especialistas (Ginecologista, Pediatra, Traumatologista, Cardiologista e outros), também vamos retomar o agendamento nos distritos para o transporte das pessoas que necessitarem para tratamento de saúde, retomaremos o programa mais médicos para os distritos e o atendimento 24 horas no Posto de Saúde no distrito do Balneário Quintão.

Também vamos implantar a Farmácia Básica naquele distrito, evitando que os munícipes se desloquem para a sede para serem atendidos. Na área de Infraestrutura vamos dar uma atenção especial na pavimentação e revitalização de ruas e estradas municipais, principalmente nos Becos e na Estradas que escoam nossa produção agrícola. Atenção permanente com a iluminação pública na sede e nos distritos e volta da coleta seletiva de lixo, reestruturação das subprefeituras disponibilizando maquinários para atendimento local, geração de empregos com a atração de novas empresas a investir em nosso município.

Na Educação, iremos valorizar os profissionais desta área e fazer investimento na infraestrutura das escolas, volta do programa dos uniformes e kits escolares, volta da feira do livro e Feira Pedagógica de Palmares do Sul e resgate do desfile cívico.

Na área da Agricultura, vamos fomentar o diálogo e dar assistência técnica aos micros e pequenos produtores bem como a quem trabalha e explora a atividade pesqueira.

Na área do Turismo e Cultura incentivar os esportes em geral (futebol, katsurf, ciclismo, corrida, entre outros) apoiando a novas iniciativas e eventos organizados pela sociedade (rodeio, trilhas, entre outros), explorar o potencial turístico do nosso rio, nossas lagoas e de nosso balneário.

Saúde, educação e segurança serão os carros chefes nas propostas de governo?

Sim, sem dúvida daremos atenção especial a estes setores, porque entendemos que estes são os principais pontos para uma administração mais humana e responsável, conforme já salientamos nas questões acima.

Quintão é uma cidade dentro de Palmares do Sul. O que pode ser feito de diferente naquela comunidade? Existe um plano de governo para os distritos?

Para o Quintão daremos uma atenção especial na área da saúde, com a incrementação do atendimento 24 horas no posto e criação da farmácia popular. Na área da segurança, iremos trabalhar junto ao governo do Estado o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar e buscar parcerias para oferecer estrutura aos profissionais que quiserem vir para o Município. Também para o Quintão iremos incrementar o parque de máquinas e implantaremos um efetivo permanente para a manutenção das ruas e iluminação pública. Para os demais distritos, nossa proposta e dar estrutura para as subprefeituras darem um atendimento mais ágil e com qualidade dentro das necessidades e características de cada distrito.

Como considera os servidores públicos, sem os quais não é possível administrar, e que relação pretende ter com eles?

Como funcionária pública, sei da valorização que merece o funcionalismo municipal para que possamos junto concretizar as metas de governo, pois reconheço o trabalho que estes abnegados profissionais fazem pelo nosso município.

Consideração final

Queremos retomar a autoestima do povo palmarense, retomar o crescimento de nossa cidade para que a população tenha orgulho de morar em Palmares do Sul, e para isso iremos dar uma tenção especial aos nossos distritos, Bacupari, Frei Sebastião, Granja Vargas, Butiatuva, Quintão e Casa Velha, com uma cidade limpa, saúde de qualidade, infraestrutura, segurança e geração de emprego. Estou pronta para este desafio juntamente como Tunico, para isso também é importante seu voto na nominata de vereadores composto por pessoas capacitadas. Palmares do Sul precisa voltar a crescer. O PT já fez muito e queremos fazer mais com a coligação #rumocerto. No dia 15 de novembro a população de Palmares terá a oportunidade de escolher, entre continuar com esta estagnação ou voltar a crescer. É a vez e a voz das mulheres.

JOGO RÁPIDO, resposta em uma palavra ou frase:

Uma qualidade: Solidária, estou pronta para ajudar meu próximo.

Um defeito: Perfeccionista, sempre me cobro perfeição em minhas atitudes e ações, somos seres humanos e jamais seremos perfeitos.

Um sonho: Meus filhos encaminhados profissionalmente e acima de tudo com humildade.

Um hobby: Estar em contato com a natureza.

Um livro: “Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint Exupéry, é um clássico que li na primeira vez quando estava na sexta série e reli várias vezes, embora seja um livro de gênero infantil, retrata vários paradigmas e questionamentos humanos de forma bastante profunda até os dias de hoje.

Uma citação: “Precisamos encorajar mais mulheres a se atreverem a mudar o mundo” – Chimamanda Ngozi Adichie

Uma saudade: Do meu pai, in memorian, que deixou um excelente legado aos seus filhos. Ele sempre dizia: “A humildade faz a pessoa”.

Uma bebida: Tônica com gelo e limão.

Uma comida: Galeto com polenta, adoro.

Maior desafio: Ser mãe e criar meus filhos ensinando a eles os valores de respeito e amor ao próximo.

Família: Meu bem mais precioso, minha base.

Teu principal diferencial: Abnegada, sei o que quero e aonde quero ir.

Eleições 2020

Confira como foi a votação dos vereadores de Capivari do Sul na Sede e nos Distritos

Henrique Pajares

Publicado

em

Passados 15 dias das eleições municipais, o Jornal Integração fez um levantamento da votação dos vereadores em cada localidade de Capivari do Sul: Sede, Santa Rosa e Rancho Velho. Na Sede, os vereador mais votado no geral, Manoel Dias, o Barriga, que somou 227 votos, venceu em quatro das oito urnas – seções 05, 14, 22 e 37. O atual presidente da Câmara, agora eleito vereador pela terceira vez, ficou para trás na seção 34, com Jésu Silva sendo o mais votado, e nas seções 46 e 39, na Escola Municipal Capivari, onde Renato Leal foi superior aos demais, e na seção 47, também vencida pelo candidato do Cidadania.

Ainda na Sede, os vereadores mais votados, que atingiram três casas numéricas, foram Barriga, Jésu Silva, Fabiano Tequinho, Elis Bueno, Renato Leal, Fabiana Costa, Josué Dutra, Cristina Bueno, Paulinho Construtor e Prof. Tati. Já nos Distritos de Santa Rosa e Rancho Velho, os candidatos locais levaram a melhor nas urnas. Na Santa Rosa, o postulante ao Legislativo mais votado foi Serafim de Lima, com 70 votos, seguido de Claudia Oliveira, com 66, e Bete Malta, com 45, todos moradores do Distrito. No Rancho Velho, a candidata e Professora Neli levou 39 cliques na urna, seguida de Joel Vargas, com 18, e Josiane de Lima, com 15.

Veja abaixo a relação completa.

Sede
Barriga (PDT) – 215
Renato Leal (Cidadania) – 189
Jésu Silva (PP) – 186
Fabiano Tequinho (PDT) – 176
Elis Bueno (PSDB) – 161
Fabiana Costa (PDT) – 135
Josué Dutra (PSDB) – 112
Cristina Bueno (PDT) – 105
Paulinho Construtor (PDT) – 105
Prof. Tati (Cidadania) – 104
Geovane Silveira (PDT) – 97
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 84
Roberto Camargo (PDT) – 81
Joel Vargas (PP) – 67
Maninho do Balaio (Cidadania) – 58
Artigas do Banco (PDT) – 60
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 49
Magrão do Guincho (Cidadania) – 26
Roberto Costa (PP) – 25
Denir do Formoso (Cidadania) – 23
Arlindo Teixeira (PSDB) – 22
Serafim de Lima (PDT) -20
Claudia Oliveira (PSDB) – 18
Rose Costa (PSDB) – 17
Prof. Neli (PDT) – 16
Josi Racho Velho (Cidadania) – 12
Nega Jaque (Cidadania) – 10
Noeci Vicente (PP) – 06
Lisete Mutti (PP) – 04
Bete Malta (PSDB) – 02

Santa Rosa
Serafim de Lima (PDT) – 70
Claudia Oliveira (PSDB) – 66
Bete Malta (PSDB) – 45
Cristina Bueno (PDT) – 24
Jésu Silva (PP) – 21
Roberto Camargo (PDT) – 20
Lisete Mutti (PP) – 18
Joel Vargas (PP) – 16
Geovane Silveira (PDT) – 15
Prof. Tati (Cidadania) – 13
Fabiana Costa (PDT) – 12
Elis Bueno (PSDB) – 11
Barriga (PDT) – 09
Arlindo Teixeira (PSDB) – 08
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 08
Josué Dutra (PSDB) – 07
Fabiano Tequinho (PDT) – 07
Renato Leal (Cidadania) – 07
Maninho do Balaio (Cidadania) – 05
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 04
Roberto Costa (PP) – 02
Artigas do Banco (PDT) – 01
Denir do Formoso (Cidadania) – 01
Magrão do Guincho (Cidadania) – 01
Paulinho Construtor (PDT) – 01
Prof. Neli (PDT) – 01

Rancho Velho
Prof. Neli (PDT) – 39
Joel Vargas (PP) – 18
Josi Rancho Velho (Cidadania) – 15
Jésu Silva (PP) – 08
Elis Bueno (PSDB) – 07
Geovane Silveira (PDT) – 06
Roberto Camargo (PDT) – 06
Lisete Mutti (PP) – 04
Fabiano Tequinho (PDT) – 04
Barriga (PDT) – 03
Renato Leal (Cidadania) – 03
Magrão do Guincho (Cidadania) – 03
Fabiana Costa (PDT) – 02
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 02
Serafim de Lima (PDT) – 01
Paulinho Construtor (PDT) – 01
Artigas do Banco (PDT) – 01
Maninho do Balaio (Cidadania) – 01
Bete Malta (PSDB) – 01
Josué Dutra (PSDB) – 01

Continue lendo

Eleições 2020

Mais de 50% da Câmara de Capivari do Sul é renovada

Henrique Pajares

Publicado

em

Em Capivari do Sul, a próxima legislatura da Câmara Municipal terá novos nomes na bancada. Dos nove vereadores, cinco (55,55%) irão ocupar o cargo pela primeira vez: Jésu Silva (PP), Fabiano Tequinho (PDT), Cristina Bueno (PDT), Geovane Silveira (PDT) e Tati Kestering (Cidadania).

Entre os vereadores que conseguiram se manter no Legislativo, está o mais votado, Barriga (PDT), Renato Leal (Cidadania), o terceiro mais votado, Fabiana Costa (PDT) e Elis Bueno (PSDB). Sandra Cardoso (PDT), atual vereadora, concorreu a vice-prefeita ao lado de Leandro Monteiro, onde obteve êxito. Os atuais edis que não irão para a próxima gestão são Josué Dutra (PSDB), Roberto Camargo (PDT) e Paulinho Construtor (PDT).

Confira abaixo o resultado completo.

Eleitos
Barriga (PDT) – 227
Jésu Silva (PP) – 215
Renato Leal (Cidadania) – 199
Fabiano Tequinho (PDT) – 183
Elis Bueno (PSDB) – 179
Fabiana Costa (PDT) – 149
Cristina Bueno (PDT) – 129
Geovane Silveira (PDT) – 118
Prof. Tati (Cidadania) – 117

Suplentes
Josué Dutra (PSDB) – 120
Roberto Camargo (PDT) – 107
Paulinho Construtor (PDT) – 107
Joel Vargas (PP) – 101
Serafim de Lima (PDT) – 91
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 90
Claudia Oliveira (PSDB) – 84
Maninho do Balaio (Cidadania) – 64
Artigas do Banco (PDT) – 62
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 57
Prof. Neli (PDT) – 56
Bete Malta (PSDB) – 48
Magrão do Guincho (Cidadania) – 30
Arlindo Teixeira (PSDB) – 30
Roberto Costa (PP) – 27
Lisete Mutti (PP) – 26
Deni do Formoso (Cidadania) – 24
Rose Costa (PSDB) – 17
Nega Jaque (Cidadania) – 10
Noeci Vicente (PP) – 06

Continue lendo

Eleições 2020

Apenas dois vereadores conseguem a reeleição em Palmares do Sul

Henrique Pajares

Publicado

em

O Legislativo de Palmares do Sul terá uma nova bancada de vereadores na próxima legislatura. Isso por que apenas dois dos atuais vereadores conseguiram a reeleição: o presidente Polon Oliveira (PDT) e Vania Moraes (MDB). Os outros seis colegas na Câmara Municipal (Roberta Lang não concorreu a reeleição) não conseguiram obter êxito nas urnas.

Apesar de haver uma grande mudança nas cadeiras do Legislativo, alguns nomes eleitos são bem conhecidos e já ocuparam em outras oportunidades um espaço na Câmara, como é caso de Nenê Gil, o mais votado desta eleição, Manuel Antunes Neto, o Maneca, e Jair Noca. Os novatos da vez são Filipe Lang, Cleusa Terra, Murilo Pereira e Elizeu Monteiro.

Entre os atuais edis que não conseguiram se manter na Câmara estão Eduardo Alves, Juliana Ortiz, Adrião Velho, Adelar Araújo e Ademar Terra. Ademar, que foi o mais votado da última eleição com 469 votos, computou apenas 81. Outro nome que teve desempenho muito abaixo comparado a eleição de 2016 foi Eduardo Alves. Quatro anos atrás o vereador do Cidadania havia feito 344 votos, e nesta somou apenas 27.

Confira abaixo a lista da votação para o cargo de vereador.

Eleitos
Nenê Gil (PDT) – 441
Filipe Lang (PT) – 404
Vania Moraes (MDB) – 311
Cleusa Terra (MDB) – 286
Maneca (Cidadania) – 267
Elizeu Monteiro (PDT) – 250
Murilo Pereira (PP) – 220
Polon Oliveira (PDT) – 209
Jair Noca (MDB) – 188

Suplentes
Coruja (PDT) – 203
Roberto Barbeira (PDT) – 202
Marcão Ventura (MDB) – 169
Adrião Velho (PDT) – 168
Pique (MDB) – 163
Edilson Zanini (MDB) – 161
Debora da Agropecuaria (MDB) – 161
Graciane Greice (PT) – 160
Juliana Ortiz (PDT) – 148
Prof. Carmem Marco (PP) – 134
Marcio Silva (PP) – 122
Val Machado (PDT) – 109
Jose Adriel Pipoca (PT) – 109
Nestor Dartora (Cidadania) – 99
Ademar Terra (PDT) – 81
Willian Gabiru (MDB) – 75
ITA (PDT) – 68
Marleninha (MDB) – 60
Rodrigo Fagundes (PDT) – 56
Davizinho (PP) – 55
Deise da Ótica (PT) – 50
Adriana Mesquita (PDT) – 57
Andradina Braga (PDT) – 46
Adelar Araújo Xiru (PT) – 46
Xandinha (MDB) – 45
Ivanir Marques (PP) – 44
Eroni (PDT) – 41
Marcelo da Silveira (PT) – 41
Angele Vieira (Cidadania) – 41
Alexandre Baumart (Cidadania) – 41
Decio Junior (PT) – 37
Benataur (Cidadania) – 31
Marcelo Alemão dos Produtos (PT) – 28
Edson (PT) – 27
Eduardo Ratinho (Cidadania) – 27
Lenara Silva (Cidadania) – 25
Jair Oliveira (PP) – 25
Paulinho Machado (MDB) – 21
Aline Andrade (PP) – 21
Dorli (PT) – 20
Jorge Moreira (PP) – 16
Aline Brum (PT) – 16
Gilda (PT) – 12
João Pedro (Cidadania) – 10
Juliana Camargo (Cidadania) – 10

Não eleitos
Cusco Pereira (PTB) – 158
Professor Rogerio (PTB) – 145
Nestor Krupp (PTB) – 103
Sargento Fraga (PSL) – 76
Laura Gil (PTB) – 69
Douglas Goulart (Patriota) – 66
Jady (Patriota) – 46
Joice Corleta (Patriota) – 46
Karenine Veterinária (Patriota) – 43
Cleiton Motta (Patriota) – 41
Paim (PTB) – 37
Bruno Pachá (PSL) – 25
Evanir do Brechó (PSL) – 21
Elder Vasques (Patriota) – 15
Alex Massoni (PSL) – 15
Sandra Sobroza (PSL) – 11
Cely (PTB) – 7
Angico (PSL) – 1

Continue lendo

EM ALTA



Copyright © 2020 Jornal Integração. Desenvolvido por BLOOPER.