Conecte com a gente!

Eleições 2020

“Sei que posso fazer muito mais por Palmares do Sul”

Henrique Pajares

Publicado

em

O Maurício é um cidadão família, esposo da Cristiane, pai da Júlia e João Pedro, e que tem nestes, o suporte e estímulo para seguir sua vida pública. Foi professor do ensino fundamental na escola Cacildo de Granja Vargas, um cidadão que se ofertou à vida política como vereador após ter certeza de que poderia colaborar para o crescimento de sua comunidade, mas não antes de procurar através das oportunidades como secretário municipal de Agricultura por duas oportunidades, colher conhecimento e vivência pública, experiências que oportunizaram por duas vezes mandatos à Câmara de Vereadores e consequentemente à presidência da casa.

Me orgulho da trajetória que tracei até aqui, e hoje à frente do Poder Executivo municipal pude contribuir efetivamente para o crescimento da cidade, e sei que posso fazer ainda mais pela população de Palmares do Sul.

Qual o grau de importância deste mandato tampão, que completou um ano, nesta campanha eleitoral para convencer os eleitores que o projeto de governo pode continuar, agora por quatro anos?

O cenário que se apresentou e exigiu que assumisse a prefeitura depois da cassação do ex-prefeito, não é algo que sirva de orgulho para nosso o município e tampouco  para mim, porém como presidente da Câmara naquele momento me foi  incumbida a missão de assumir interinamente a Prefeitura. Mas importante ressaltar, que apesar de alguns nomearem este meu primeiro mandato de “tampão”, meu nome esteve em prova em um processo eleitoral legítimo, galgado dentro da mais completa e autêntica democracia, representada pelo voto na urna. Desta forma, sim, tive oportunidade de mostrar que sou capaz de fazer muito por Palmares do Sul. Neste pouco mais de um ano em que estou como prefeito, atuei com muita responsabilidade, seriedade e honestidade, nas mais diversas áreas da administração pública.

Atuamos na Secretaria de Obras com muito afinco, buscando com a nossa articulação política junto aos poderes federais e estaduais, estrutura para atender melhor a população na recuperação de estradas, canalizações entre outros. Também devido a esta articulação com nossos deputados federais, temos recebido contribuições valorosas como as emendas parlamentares como a que através do deputado Alceu Moreira, além de outras propostas que já se encontram em processo adiantado, do deputado Pompeo de Mattos (PDT) e Afonso Motta (PDT), que destinaram R$ 100.000,00 cada um.

Além das bancadas estaduais que sempre que acionadas intercedem junto ao governo do Estado, dando como exemplo a colaboração do deputado Gabriel Souza. O que quero dizer com isso tudo, é que uma boa gestão se faz com o auxílio de todos, e que um governo forte e responsável como tem sido o nosso, pode trazer para Palmares muitos benefícios, e que onde alguns veem somente política, eu vejo progresso. E se isso tudo que relatei serve de exemplo para mostrar ao eleitor que o nosso Plano de Governo deve continuar pelos próximos quatro anos. Posso dizer que confio no trabalho que está sendo desenvolvido e que se confirmada a confiança na urna pela população, faremos muito mais com certeza.

Quais pontos você acredita que Palmares deve melhorar?

Palmares do Sul tem muitos pontos fortes a ser explorado para o crescimento da região e da economia, o aumento na oferta de empregos e renda, mostrar para as empresas o potencial de Palmares do Sul. Temos um potencial enorme de crescimento em conta do escoamento de nossa produção através da ERS-101. Deve também trabalhar em políticas públicas na busca para a erradicação da situação de extrema vulnerabilidade existente em nosso município, dando a estas pessoas condições de terem uma vida digna, através de oportunidades de emprego e acesso à educação de qualidade. Acredito que com foco e planejamento conseguiremos melhorar esse atendimento através de políticas públicas assistenciais, objetivas e contínuas.

Saúde, educação e segurança serão os carros chefes nas propostas de governo?

Estes três pontos são fundamentais para nós, pilares do nosso governo, tanto que na saúde recebemos aceitação nunca vista no município por conta da forma que está sendo conduzida a Secretaria de Saúde através de sua equipe. Implantamos medidas essenciais para o atendimento dos postos de saúde na sede e distritos, implantamos também o 24 horas no Quintão, já colocando para o orçamento do ano que vem recursos para manter esse atendimento, independente do que acontecer nas eleições.

Na educação, estamos trabalhando na renovação da frota, já adquirimos dois novos ônibus com recurso próprio, temos indicação do senador Lasier Martins de mais um e plano de investimento para outros, fazendo com isso a renovação total da frota. Ainda na educação, estamos reestruturando as escolas, implantando coberturas e fazendo reformas, além de assim que passada esta situação de emergência que estamos enfrentando, investir na capacitação dos professores e profissionais desta área, tudo isso para melhor atender ao aluno e dar garantias de qualidade ao ensino público do município.

A segurança pública tem sido discussão contínua entre os prefeitos da região, e nossa preocupação não é menos que a dos demais, e sabemos que a curto prazo precisamos de investimentos nesta área, e que nossa articulação política junto aos partidos coligados com o Governo Estadual será fundamenta, e já tivemos contato através do PTB municipal com o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, atrás de medidas para a segurança. Então, não há como falar em plano de governo sem ter estes pontos como base e prioridade.

Existe um plano de governo especial para Balneário Quintão e/ou os distritos?

Desde que chegamos à frente do governo municipal temos tido um olhar minucioso para o Balneário Quintão, assim que tivemos chance, realizamos investimentos para atender todo o possível naquele distrito, contratamos uma empresa especializada em limpezas de grandes volumes, única forma de atender em tempo hábil e eficaz a grande demanda acumulada em um espaço de tempo satisfatório, atacando com as regiões mais emergenciais.

Além disso, temos ampliado o atendimento à saúde, levado para perto do munícipe o atendimento às suas necessidades mais básicas na área da saúde, dando um pouco de conforto e satisfação àquele distrito que tanto clama pelo simples.

Quintão é nossa praia, e como todo litoral deve ter suas riquezas naturais e humanas, exploradas para seu desenvolvimento, e este desenvolvimento começa com um povo satisfeito, assim, com certeza o Balneário Quintão está em nosso plano de governo com o viés exclusivo a suas necessidades, assim como temos planejamento específico para cada distrito, a fim de atuar com atenção a aquilo que cada um precisa.

Como considera os servidores públicos, sem os quais não é possível administrar, e que relação pretende ter com eles? 

O servidor público é patrimônio da sociedade, e com isso quero dizer que merece todo o respeito e consideração daquele que ocupa a cadeira de Prefeito, e exigir dos secretários e outras chefias o mesmo. Fui recebido pelo funcionalismo como um deles, agente público que visa o melhor para o município, e aqui aproveito para agradecer a estes personagens que são essenciais para o desenvolvimento do trabalho do Gestor Público, isso por saber que apesar de estar prefeito, sou um cidadão com família constituída nestas terras, com um passado na vida pública que orgulho, e por isso, ao assumir o Executivo, dei voz ao servidor para que ele tivesse a chance de participar, opinando e contribuindo com suas experiências e conhecimentos.

Consideração final

Penso em um Palmares do Sul melhor, uma cidade mais desenvolvida. Nestes próximos anos nosso lugar irá passar por uma transformação enorme e teremos que saber para onde queremos caminhar. O futuro de Palmares do Sul passa essencialmente por esta eleição. No dia 15 de novembro, a população decidirá qual o futuro próximo de nosso município, pois estarão nas propostas apresentadas pelos candidatos a prefeito, evidenciadas as verdades de cada um, a verdade apresentada pelo Gilmar e eu é aquela que temos mostrado neste pouco mais de um ano à frente do Executivo, onde mostramos, mesmo sem promessas, que podemos e sabemos fazer; e assim sabemos que em quatro anos podemos realizar grandes façanhas para o crescimento de Palmares do Sul.

O planejamento que nossa equipe projeta para o futuro, é o crescimento do setor produtivo e econômico através de projetos para fomentar os investimentos no município com o fortalecimento das empresas aqui instaladas, assim como para atrair novas, criando empregos e renda para nossos munícipes.

JOGO RÁPIDO, resposta em uma frase ou palavra:

Uma qualidade: Amigo dos amigos, e quando digo amigo me refiro a todos aqueles que de alguma forma se aproximam para isso

Um defeito: Agir impulsivamente com o coração, às vezes isso faz com que relaxe a guarda

Um sonho: Ter a família com saúde, feliz e orgulhosa de minha vida pública

Um hobby: Reunir os amigos a volta da churrasqueira para um bom bate-papo

Um livro: A semente da vitória, de Nuno Cobra

Uma citação: A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo – Nelson Mandela

Uma saudade: Hoje abraçar os amigos

Uma bebida: Um bom chope com os amigos

Uma comida: Churrasco

Maior desafio: Fazer o município entrar em outro patamar na região

Família: Base para tudo

Teu principal diferencial: O respeito às pessoas

Eleições 2020

Confira como foi a votação dos vereadores de Capivari do Sul na Sede e nos Distritos

Henrique Pajares

Publicado

em

Passados 15 dias das eleições municipais, o Jornal Integração fez um levantamento da votação dos vereadores em cada localidade de Capivari do Sul: Sede, Santa Rosa e Rancho Velho. Na Sede, os vereador mais votado no geral, Manoel Dias, o Barriga, que somou 227 votos, venceu em quatro das oito urnas – seções 05, 14, 22 e 37. O atual presidente da Câmara, agora eleito vereador pela terceira vez, ficou para trás na seção 34, com Jésu Silva sendo o mais votado, e nas seções 46 e 39, na Escola Municipal Capivari, onde Renato Leal foi superior aos demais, e na seção 47, também vencida pelo candidato do Cidadania.

Ainda na Sede, os vereadores mais votados, que atingiram três casas numéricas, foram Barriga, Jésu Silva, Fabiano Tequinho, Elis Bueno, Renato Leal, Fabiana Costa, Josué Dutra, Cristina Bueno, Paulinho Construtor e Prof. Tati. Já nos Distritos de Santa Rosa e Rancho Velho, os candidatos locais levaram a melhor nas urnas. Na Santa Rosa, o postulante ao Legislativo mais votado foi Serafim de Lima, com 70 votos, seguido de Claudia Oliveira, com 66, e Bete Malta, com 45, todos moradores do Distrito. No Rancho Velho, a candidata e Professora Neli levou 39 cliques na urna, seguida de Joel Vargas, com 18, e Josiane de Lima, com 15.

Veja abaixo a relação completa.

Sede
Barriga (PDT) – 215
Renato Leal (Cidadania) – 189
Jésu Silva (PP) – 186
Fabiano Tequinho (PDT) – 176
Elis Bueno (PSDB) – 161
Fabiana Costa (PDT) – 135
Josué Dutra (PSDB) – 112
Cristina Bueno (PDT) – 105
Paulinho Construtor (PDT) – 105
Prof. Tati (Cidadania) – 104
Geovane Silveira (PDT) – 97
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 84
Roberto Camargo (PDT) – 81
Joel Vargas (PP) – 67
Maninho do Balaio (Cidadania) – 58
Artigas do Banco (PDT) – 60
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 49
Magrão do Guincho (Cidadania) – 26
Roberto Costa (PP) – 25
Denir do Formoso (Cidadania) – 23
Arlindo Teixeira (PSDB) – 22
Serafim de Lima (PDT) -20
Claudia Oliveira (PSDB) – 18
Rose Costa (PSDB) – 17
Prof. Neli (PDT) – 16
Josi Racho Velho (Cidadania) – 12
Nega Jaque (Cidadania) – 10
Noeci Vicente (PP) – 06
Lisete Mutti (PP) – 04
Bete Malta (PSDB) – 02

Santa Rosa
Serafim de Lima (PDT) – 70
Claudia Oliveira (PSDB) – 66
Bete Malta (PSDB) – 45
Cristina Bueno (PDT) – 24
Jésu Silva (PP) – 21
Roberto Camargo (PDT) – 20
Lisete Mutti (PP) – 18
Joel Vargas (PP) – 16
Geovane Silveira (PDT) – 15
Prof. Tati (Cidadania) – 13
Fabiana Costa (PDT) – 12
Elis Bueno (PSDB) – 11
Barriga (PDT) – 09
Arlindo Teixeira (PSDB) – 08
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 08
Josué Dutra (PSDB) – 07
Fabiano Tequinho (PDT) – 07
Renato Leal (Cidadania) – 07
Maninho do Balaio (Cidadania) – 05
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 04
Roberto Costa (PP) – 02
Artigas do Banco (PDT) – 01
Denir do Formoso (Cidadania) – 01
Magrão do Guincho (Cidadania) – 01
Paulinho Construtor (PDT) – 01
Prof. Neli (PDT) – 01

Rancho Velho
Prof. Neli (PDT) – 39
Joel Vargas (PP) – 18
Josi Rancho Velho (Cidadania) – 15
Jésu Silva (PP) – 08
Elis Bueno (PSDB) – 07
Geovane Silveira (PDT) – 06
Roberto Camargo (PDT) – 06
Lisete Mutti (PP) – 04
Fabiano Tequinho (PDT) – 04
Barriga (PDT) – 03
Renato Leal (Cidadania) – 03
Magrão do Guincho (Cidadania) – 03
Fabiana Costa (PDT) – 02
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 02
Serafim de Lima (PDT) – 01
Paulinho Construtor (PDT) – 01
Artigas do Banco (PDT) – 01
Maninho do Balaio (Cidadania) – 01
Bete Malta (PSDB) – 01
Josué Dutra (PSDB) – 01

Continue lendo

Eleições 2020

Mais de 50% da Câmara de Capivari do Sul é renovada

Henrique Pajares

Publicado

em

Em Capivari do Sul, a próxima legislatura da Câmara Municipal terá novos nomes na bancada. Dos nove vereadores, cinco (55,55%) irão ocupar o cargo pela primeira vez: Jésu Silva (PP), Fabiano Tequinho (PDT), Cristina Bueno (PDT), Geovane Silveira (PDT) e Tati Kestering (Cidadania).

Entre os vereadores que conseguiram se manter no Legislativo, está o mais votado, Barriga (PDT), Renato Leal (Cidadania), o terceiro mais votado, Fabiana Costa (PDT) e Elis Bueno (PSDB). Sandra Cardoso (PDT), atual vereadora, concorreu a vice-prefeita ao lado de Leandro Monteiro, onde obteve êxito. Os atuais edis que não irão para a próxima gestão são Josué Dutra (PSDB), Roberto Camargo (PDT) e Paulinho Construtor (PDT).

Confira abaixo o resultado completo.

Eleitos
Barriga (PDT) – 227
Jésu Silva (PP) – 215
Renato Leal (Cidadania) – 199
Fabiano Tequinho (PDT) – 183
Elis Bueno (PSDB) – 179
Fabiana Costa (PDT) – 149
Cristina Bueno (PDT) – 129
Geovane Silveira (PDT) – 118
Prof. Tati (Cidadania) – 117

Suplentes
Josué Dutra (PSDB) – 120
Roberto Camargo (PDT) – 107
Paulinho Construtor (PDT) – 107
Joel Vargas (PP) – 101
Serafim de Lima (PDT) – 91
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 90
Claudia Oliveira (PSDB) – 84
Maninho do Balaio (Cidadania) – 64
Artigas do Banco (PDT) – 62
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 57
Prof. Neli (PDT) – 56
Bete Malta (PSDB) – 48
Magrão do Guincho (Cidadania) – 30
Arlindo Teixeira (PSDB) – 30
Roberto Costa (PP) – 27
Lisete Mutti (PP) – 26
Deni do Formoso (Cidadania) – 24
Rose Costa (PSDB) – 17
Nega Jaque (Cidadania) – 10
Noeci Vicente (PP) – 06

Continue lendo

Eleições 2020

Apenas dois vereadores conseguem a reeleição em Palmares do Sul

Henrique Pajares

Publicado

em

O Legislativo de Palmares do Sul terá uma nova bancada de vereadores na próxima legislatura. Isso por que apenas dois dos atuais vereadores conseguiram a reeleição: o presidente Polon Oliveira (PDT) e Vania Moraes (MDB). Os outros seis colegas na Câmara Municipal (Roberta Lang não concorreu a reeleição) não conseguiram obter êxito nas urnas.

Apesar de haver uma grande mudança nas cadeiras do Legislativo, alguns nomes eleitos são bem conhecidos e já ocuparam em outras oportunidades um espaço na Câmara, como é caso de Nenê Gil, o mais votado desta eleição, Manuel Antunes Neto, o Maneca, e Jair Noca. Os novatos da vez são Filipe Lang, Cleusa Terra, Murilo Pereira e Elizeu Monteiro.

Entre os atuais edis que não conseguiram se manter na Câmara estão Eduardo Alves, Juliana Ortiz, Adrião Velho, Adelar Araújo e Ademar Terra. Ademar, que foi o mais votado da última eleição com 469 votos, computou apenas 81. Outro nome que teve desempenho muito abaixo comparado a eleição de 2016 foi Eduardo Alves. Quatro anos atrás o vereador do Cidadania havia feito 344 votos, e nesta somou apenas 27.

Confira abaixo a lista da votação para o cargo de vereador.

Eleitos
Nenê Gil (PDT) – 441
Filipe Lang (PT) – 404
Vania Moraes (MDB) – 311
Cleusa Terra (MDB) – 286
Maneca (Cidadania) – 267
Elizeu Monteiro (PDT) – 250
Murilo Pereira (PP) – 220
Polon Oliveira (PDT) – 209
Jair Noca (MDB) – 188

Suplentes
Coruja (PDT) – 203
Roberto Barbeira (PDT) – 202
Marcão Ventura (MDB) – 169
Adrião Velho (PDT) – 168
Pique (MDB) – 163
Edilson Zanini (MDB) – 161
Debora da Agropecuaria (MDB) – 161
Graciane Greice (PT) – 160
Juliana Ortiz (PDT) – 148
Prof. Carmem Marco (PP) – 134
Marcio Silva (PP) – 122
Val Machado (PDT) – 109
Jose Adriel Pipoca (PT) – 109
Nestor Dartora (Cidadania) – 99
Ademar Terra (PDT) – 81
Willian Gabiru (MDB) – 75
ITA (PDT) – 68
Marleninha (MDB) – 60
Rodrigo Fagundes (PDT) – 56
Davizinho (PP) – 55
Deise da Ótica (PT) – 50
Adriana Mesquita (PDT) – 57
Andradina Braga (PDT) – 46
Adelar Araújo Xiru (PT) – 46
Xandinha (MDB) – 45
Ivanir Marques (PP) – 44
Eroni (PDT) – 41
Marcelo da Silveira (PT) – 41
Angele Vieira (Cidadania) – 41
Alexandre Baumart (Cidadania) – 41
Decio Junior (PT) – 37
Benataur (Cidadania) – 31
Marcelo Alemão dos Produtos (PT) – 28
Edson (PT) – 27
Eduardo Ratinho (Cidadania) – 27
Lenara Silva (Cidadania) – 25
Jair Oliveira (PP) – 25
Paulinho Machado (MDB) – 21
Aline Andrade (PP) – 21
Dorli (PT) – 20
Jorge Moreira (PP) – 16
Aline Brum (PT) – 16
Gilda (PT) – 12
João Pedro (Cidadania) – 10
Juliana Camargo (Cidadania) – 10

Não eleitos
Cusco Pereira (PTB) – 158
Professor Rogerio (PTB) – 145
Nestor Krupp (PTB) – 103
Sargento Fraga (PSL) – 76
Laura Gil (PTB) – 69
Douglas Goulart (Patriota) – 66
Jady (Patriota) – 46
Joice Corleta (Patriota) – 46
Karenine Veterinária (Patriota) – 43
Cleiton Motta (Patriota) – 41
Paim (PTB) – 37
Bruno Pachá (PSL) – 25
Evanir do Brechó (PSL) – 21
Elder Vasques (Patriota) – 15
Alex Massoni (PSL) – 15
Sandra Sobroza (PSL) – 11
Cely (PTB) – 7
Angico (PSL) – 1

Continue lendo

EM ALTA



Copyright © 2020 Jornal Integração. Desenvolvido por BLOOPER.