Editorial

Eleições municipais serão dia 15 de novembro

Publicado

em

Neste ano, os brasileiros vão às urnas para eleger seus prefeitos e vereadores. Mas por causa da pandemia do novo coronavírus, o Congresso Nacional decidiu adiar as eleições de outubro para novembro. As novas datas são: primeiro turno em 15 de novembro e segundo turno em 29 de novembro. A justificativa para a troca da data foi o crescimento dos casos de covid-19, já que a aglomeração das pessoas nos locais de votação pode facilitar a propagação do vírus. O adiamento em pouco mais de um mês foi pensado para dar mais segurança de que até lá a transmissão do vírus esteja mais branda nas principais regiões do país. O adiamento recebeu o apoio de médicos e pesquisadores em saúde ouvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Nos municípios sem condições seguras de saúde em que seja preciso adiar as eleições para além de novembro, há a possibilidade de o pleito ser feito até 27 de dezembro. A Emenda Constitucional aprovada pelo Congresso para alterar a data das eleições prevê essa hipótese. Neste caso, o Congresso poderá editar um decreto legislativo com a definição de nova data.

O TSE estuda adotar medidas para reduzir o risco de contágio entre os eleitores nos dias de votação, como ampliar o horário de funcionamento das seções eleitorais e a distribuição dos eleitores no período, criando um horário prioritário de votação para idosos e pessoas do grupo de risco, como os que possuem doenças preexistentes. A perspectiva é que o tribunal não limite o horário em que pessoas do grupo de risco podem votar, mas recomende períodos de movimento considerado mais tranquilo, como o início da manhã. O uso de máscaras será obrigatório e nos locais de votação deverá ser oferecido álcool em gel para a higienizar as mãos após o voto.

As convenções partidárias estão liberadas para ocorrerem entre 31 de agosto e 16 de setembro e os partidos terão até 26 de setembro para registrar seus candidatos na Justiça Eleitoral. Os atos de campanha estão permitidos a partir de 27 de setembro, incluindo a campanha na internet. O TSE ainda vai aprovar uma resolução oficializando o novo calendário eleitoral.

Vamos torcer para que até dia 15 de novembro a pandemia já esteja sob controle no Brasil para que os brasileiros compareçam sem medo às urnas para escolherem seus novos representantes municipais.

Clique para comentar

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile