Editorial

Uma pandemia de contradições

Publicado

em

Um texto publicado pelo colunista Tulio Milman chamou atenção esta semana, onde ele se referia à contradição de Porto Alegre que obrigava, mais uma vez, o fechamento das portas do comércio enquanto as pessoas seguiam circulando sem máscaras pelas ruas. No entanto, esta é apenas umas das contradições causadas por esta pandemia, onde enquanto uns ganham outros perdem, enquanto uns ficam em casa outros sobem a Serra, enquanto uns choram a perda de um ente querido outros ainda não acreditam na letalidade e consequências do novo coronavírus.

A cada dia e semana que passam somos surpreendidos com novas notícias, novas restrições e novas orientações. Não sabemos mais se estamos agindo certo, nos prevenindo corretamente e o pior de tudo: não conseguimos mais formar uma opinião sensata e correta a respeito do que está acontecendo.

Nos dias que acordamos mais céticos, defendemos de cara que tudo isso é um jogo político, pois essa guerra entre governos e grupos de comunicação está cada vez mais explícita. Só que neste confronto, todos perdem, principalmente os brasileiros que não têm mais confiança no que veem e ouvem e por isso as medidas de isolamento social já não fazem mais sentido.

Mas também há aqueles dias que acordamos e ligamos a tv e vemos o número de mortes causados pela Covid-19 e ficamos apreensivos. Temos medo de ir ao mercado e trabalhar e queremos proteger nossa família a todo custo. Vemos o surgimento de casos em cidades vizinhas e um conhecido que se infectou e então ficamos perplexos com as pessoas que curtiram o final de semana sem preocupação.

Essa semana o Litoral Norte alcançou o número de 400 casos confirmados de Covid-19 e é bem possível que a região passe para bandeira vermelha nesta sexta-feira. Osório é a cidade com mais casos, já próximo de 100. Capivari do Sul ainda não registrou nenhum caso confirmado, mas já começaram a ser feitos testes e com certeza não levará muito tempo para que os primeiros apareçam. Vamos seguir nos cuidando e protegendo o próximo. Tenhamos empatia por nossos municípios vizinhos. Tenhamos empatia pelas cidades da Serra, que depois desta última semana, com cidades lotadas de turistas, voltaram para a bandeira vermelha, obrigando os comércios, mais uma vez, a restringirem suas atividades e atendimentos.

Em meio a tantas contradições, de semanas “laranjas” a semanas “vermelhas”, temos que respeitar as orientações de saúde e nos preparar para um período de altos e baixos, com todas essas incertezas trazidas pela pandemia.

Nosso único desejo é que tudo isso passe logo e que a vida volte a ser como era antes.

Clique para comentar

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile