Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Morre o primeiro prefeito de Capivari do Sul Sergio Marocco

Henrique Pajares

Publicado

em

Político era vice-prefeito de Tapes (Foto: Divulgação)

Faleceu nesta terça-feira, 28 de abril, em Porto Alegre, o ex-prefeito de Capivari do Sul e atual vice-prefeito de Tapes Sergio Irineu Marocco. Ele tinha 84 anos e lutava contra um câncer. A morte, conforme nota divulgada pela prefeitura de Tapes, não tem relação com o coronavírus.

O pedetista veio para Capivari do Sul na década de 80 onde comprou o Rancho do Capivari, de propriedade do músico Teixeirinha, cultivando arroz no local. Também abriu a primeira farmácia do distrito. Foi prefeito do município na sua primeira gestão pós emancipação, de 1997 a 2000. Na época, junto com Marco Cardoso, candidato a vice, computou 611 votos nas urnas, contra 546 de Fernando Cardoso e 521 de Mario Oli Pereira. Em 2008, Marocco voltou ao cenário político de Capivari do Sul sendo novamente candidato a prefeito. Desta vez acabou sendo derrotado por Glacy Osório com uma diferença de 18 votos.

Além de ser o primeiro prefeito da cidade, Marocco foi presidente da Comissão de Emancipação que culminou no desmembramento de Palmares do Sul, em 1995. Sergio Marocco também atuou como Diretor Administrativo do IRGA. Sua última passagem em um cargo público no município foi em 2016, quando atuou no comando da secretaria de Saúde.

Em Tapes, também foi um personagem importante na política, tendo sido vereador na Câmara Municipal e presidente do Sindicato Rural. A Prefeitura, em nome do prefeito Silvio Rafaeli e seus servidores, se solidarizam com a família e amigos e manifestam o pesar. A Prefeitura de Capivari do Sul e de Tapes decretaram luto oficial por três dias em razão do falecimento.

Devido a crise provocada pelo coronavírus, o velório será realizado com acesso restrito a familiares e amigos da família.

Marocco foi secretário da Saúde em Capivari no ano de 2016 (Foto: Arquivo Integração)

Capivari do Sul

Primeira vacinada em Capivari é uma enfermeira

Henrique Pajares

Publicado

em

Cristiane Maidano recebeu a primeira vacina contra o Covid-19 em Capivari do Sul (Foto: Divulgação)

A primeira dose da vacina Coronavac em Capivari do Sul foi aplicada nesta quarta-feira, dia 20, às 8h30min, na enfermeira Cristiane Maidano, 38 anos, que atua desde o início da pandemia na linha de frente de atendimento aos pacientes com suspeita de Covid. Conforme distribuição da 18° Coordenadoria Regional de Saúde, o município recebeu 29 doses, sendo que nesta primeira etapa, serão vacinados somente os profissionais que atuam na linha de frente no combate a Covid – 20 pessoas – e os indígenas – 9 pessoas.

Todas as doses recebidas pelo município foram todas aplicadas na manhã desta quarta-feira, sendo imunizados 20 profissionais da saúde e 9 indígenas. Também fazem parte deste grupo prioritário pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos, mas como Capivari não possui nenhuma instituição, não foram destinadas doses para este grupo.

A sequência da vacinação ocorrerá conforme o Ministério da Saúde for encaminhando as vacinas aos Estados e posteriormente aos municípios. “Por isso, recomendamos que nenhum cidadão vá até a ESF a procura da vacina, pois todos serão devidamente informados, conforme as doses forem chegando, respeitando sempre a ordem de vacinação definida pelo Ministério da Saúde”, explicou a secretária Marinez Borges de Souza.

Continue lendo

Capivari do Sul

Profissionais da saúde e indígenas serão os primeiros vacinados em Capivari do Sul

Henrique Pajares

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Capivari do Sul irá receber nesta quarta-feira (20), pela manhã, 29 doses da vacina Coronavac. Conforme a Secretária Marinez Borges, a vacinação será feita ainda pela manhã na Estratégia Saúde da Família. Nesta primeira etapa, serão vacinados somente os profissionais que atuam na linha de frente no combate a Covid – 20 pessoas – e os indígenas – 9 pessoas.

Também fazem parte deste grupo prioritário pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos, mas como Capivari não possui nenhuma instituição, não foram destinadas doses para este grupo.

A sequência da vacinação ocorrerá conforme o Ministério da Saúde for encaminhando as vacinas aos Estados e posteriormente aos municípios. “Por isso, recomendamos que nenhum cidadão vá até a ESF a procura da vacina, pois todos serão devidamente informados, conforme as doses forem chegando, respeitando sempre a ordem de vacinação definida pelo Ministério da Saúde”, explicou a secretária.

O Litoral Norte recebeu 4.280 doses de vacina nesta primeira etapa.

Continue lendo

Capivari do Sul

Coronavírus: veja como Capivari do Sul encerra a primeira semana de janeiro

Henrique Pajares

Publicado

em

No fim desta sexta-feira, dia 08 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Capivari do Sul divulgou o boletim epidemiológico do coronavírus com mais dois casos confirmados. Agora, o município chega a 331 casos da doença, com 313 já recuperados. Nesta semana, desde a segunda-feira, foram 18 pessoas positivadas pelo vírus em Capivari do Sul.

O boletim informa ainda que 22 pessoas estão em isolamento com sintomas gripais, assim como outras 19, contactantes. Um aguarda resultado de exame. Diferentemente do boletim de ontem (07/01), Capivari não possui pacientes internados.

Continue lendo

EM ALTA



Copyright © 2020 Jornal Integração. Desenvolvido por BLOOPER.