Não é por acaso que todos temos a sensação de que o ano só começa depois do carnaval. O período pode até mudar, mas quase sempre o feriado da folia coincide com férias escolares, recesso político e uma sensação de que janeiro e fevereiro são meses praticamente “parados”. Perfeito para dar desculpas para adiar o inevitável: trabalho, estudo e muitas coisas para colocar em dia.
Às vésperas do carnaval e fim das férias de verão, a Câmara de Vereadores de Capivari do Sul retornou às atividades, com bastante trabalho para os próximos dias. Vinte e um projetos de lei já estão tramitando no Legislativo e foram lidos na sessão desta segunda-feira, dia 17. A grande maioria se refere a questões orçamentárias, mas, como se sabe há algum tempo por “conversas de bastidores”, há um projeto que deverá ser motivo de muito debate entre os vereadores e de Casa cheia nas próximas sessões.
O Projeto de Lei n° 02/2020, que estabelece o Plano de Carreira do Magistério foi elaborado durante o ano de 2019 pelo Executivo, após inúmeros estudos, discussões e encontros com a classe. No entanto, até onde se sabe, não houve um bom entendimento ao projeto por parte dos professores, fato que pode ser levado em consideração pelos vereadores na hora da votação. Conforme o Executivo, o projeto não altera a remuneração dos professores, apenas adota um sistema remuneratório mais claro e objetivo. Por isso, a aprovação deste projeto é imprescindível para o futuro financeiro do município, ressalta a mensagem justificativa.
Já em Palmares do Sul, a primeira sessão do ano ocorreu no dia 3 de fevereiro, onde o presidente da Casa, Polon Oliveira, anunciou que neste ano a última sessão de cada mês será realizada nos distritos, num cronograma estabelecido. Uma boa estratégia para se aproximar da comunidade dos distritos, visto que em outubro tem eleição municipal. Dezoito Projetos de Lei tramitam no Legislativo palmarense, sendo boa parte referente a questões orçamentárias e contratações emergenciais.
Nesta semana, também voltaram às atividades os professores de Capivari do Sul. O começo das aulas está marcado para o dia 2 de março em todas as escolas do município, com o retorno dos alunos na rede municipal e estadual. Em Palmares, as aulas começam na próxima semana, dia 27.
O retorno das aulas caracteriza o início do ano, principalmente em cidades pequenas como a nossa. O verão, ou melhor, a temporada de veraneio, se despede neste fim de semana prolongado de carnaval e fevereiro termina no próximo sábado dia 29.
Dia 2 de março a vida volta ao “normal” e ao ano começa de verdade. Sem mais desculpas!