
Nesta última semana tivemos o registro, talvez não da forma mais correta, de novos furtos e arrombamentos em Capivari do Sul, tanto a residências como em comércios. Alguns pequenos delitos, que possivelmente a população não leve muito a sério, acabam por ficar sem registro na Delegacia de Polícia. É importantíssimo que qualquer ato criminoso, não só deste tipo, seja comunicado e registrado na Brigada Militar e Polícia Civil. Este é um fato fundamental para que no futuro o município possa ter embasamento de estatísticas quando solicitar novos policiais e viaturas. Sem o registro, seria a mesma coisa que Capivari do Sul não tenha nenhum tipo de violência.
Como uma forma de prevenção, principalmente a atos criminosos praticados em residências, é importante estar atento a alguns detalhes, onde a própria Brigada Militar recomenda. Se viajar, avisar os vizinhos, parentes e até mesmo a BM, repassando o seu endereço para que patrulhamentos possam ser feitos na região. Fora isso, aquelas atitudes de praxe, como não deixar nada aberto quando sair, mesmo que seja por pouco tempo, nem nada de valor exposto a rua.
Para que se haja uma campanha de orientação no registros das ocorrências na Delegacia, isso é um papel importante, levando a responsabilidade para as autoridades também, dos vereadores, representantes legais da comunidade. No final de 2019, por exemplo, Capivari do Sul deixou de ganhar uma viatura zero quilômetro justamente por ser um município de baixa criminalidade, conforme as estatísticas do governo. O veículo foi encaminhado a outra cidade, com maior vulnerabilidade na área de segurança.
Outro detalhe de suma importância é a parceria da comunidade com a Brigada Militar.
Curso Nota Fiscal Eletrônica
A prefeitura municipal de Palmares do Sul, através da Secretaria de Finanças, estará promovendo, na quarta-feira, dia 12, um curso de capacitação para o uso do novo sistema de emissão da Nota Fiscal Eletrônica. O objetivo é capacitar ao máximo todos os profissionais atuantes no ramo contábil. A prefeitura pede que os contabilistas repassem o convite aos seus clintes, para que também possam participar da atividade. Este treinamento será realizado na Câmara de Vereadores a partir das 14 horas.
Mais transparência
O atual presidente da Câmara de Vereadores de Palmares do Sul, Polon Oliveira (PTB), eleito para presidir a Casa em 2020, tem como uma de suas metas dar maior transparência aos atos do Legislativo. Nesta edição, por exemplo, na página 8, foi publicado o relatório de atividades da Câmara Municipal em 2019. Além deste objetivo, Polon levará as sessões ordinárias para os distritos uma vez ao mês, com o intuito de aproximar a comunidade com o Legislativo. O primeiro distrito que receberá os vereadores será Quintão, em data prevista para o dia 26 deste mês, às 18 horas, em local a se definir.
Diminuem os casos suspeitos de coronavírus no Rio Grande do Sul
A Secretaria da Saúde (SES) recebeu na quinta-feira (6/2) o resultado negativo para coronavírus de duas amostras que estavam em análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Outros três casos seguem em investigação, notificados por Canoas, Morro Reuter e Porto Alegre. O enfrentamento e preparo em relação ao novo vírus, que começou a circular no final do ano na China, foi tema de reunião em Brasília, que contou com a presença da secretária-adjunta, Aglaé Silva.
Presidente da Amlinorte convoca reunião com urgência
A Associação dos Municípios do Litoral Norte estará promovendo na próxima semana, dia 12 de fevereiro, uma reunião em sua sede em Osório, para tratar da revisão das diretrizes ambientais do Litoral Norte e também do impacto da decisão da 9ª Vara Ambiental nos projetos de construção civil. Essas foram pautas discutidas na assembleia de posse do novo presidente da entidade, prefeito de Imbé, Pierre Emerim da Rosa, realizada no último dia 31 de janeiro, que já deliberou pela convocação da reunião.
Estão convidados os prefeitos, procuradores, secretários e técnicos dos municípios na área ambiental, a fim de apresentar as principais dificuldades que os municípios vêm enfrentando nessa área. Além disso, os gestores também deverão debater a decisão da 9ª Vara Federal Ambiental de Porto Alegre, que estabelece novas diretrizes para as construções civis em relação a esgoto urbano, liberação das construções, espaços comerciais de beira de praia, entre outros, que engessam o setor.