Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Confraria do Arroz recebe homenagem da Assembleia

Medalha da 55ª Legislatura é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo grupo

Henrique Pajares

Publicado

em

Na tarde de segunda-feira, 16 de dezembro, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) concedeu a medalha da 55ª Legislatura à Confraria do Arroz. A homenagem, segundo o parlamentar, é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo grupo de mulheres que fazem parte do projeto ligado à Associação dos Arrozeiros de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Balneário Pinhal.

Parceiro da Confraria desde o início do seu primeiro mandato, o deputado Gabriel é autor da lei que incluiu a farinha de arroz na cesta básica dos gaúchos, sancionada em 2017. Agora, Gabriel trabalha pela aprovação da proposta, também de sua autoria, que inclui o produto na merenda escolar da rede estadual de ensino.

“Embora singela, esta homenagem do Parlamento se faz muito necessária como um reconhecimento ao trabalho voluntário da Confraria. Estas 35 mulheres se organizaram, voluntariamente, para fomentar um produto extremamente valioso, nutritivo e gaúcho que é o arroz”, reconheceu Gabriel. O parlamentar também destacou a importância do grão como matéria-prima a alimentação de quem possui restrição ou intolerância ao glúten, como os celíacos, e demandam cuidados especiais.

Lívia Carvalho, diretora da Confraria, recebeu a honraria e deu detalhes da atuação das produtoras, especialmente na valorização do arroz e dos produtos originados do mesmo. “Ter esta visibilidade é muito importante para alavancarmos esse trabalho voluntário que fazemos também dentro das escolas, com as merendeiras, mostrando como a atividade do produtor rural é importante para as nossas comunidades”, reforçou. Ao falar sobre o grupo, Lívia se emocionou e arrematou: “eu só tenho a agradecer essas mulheres, amigas e maravilhosas. Vocês são ótimas.”

Presenças

A deputada Zilá Breitenbach, 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, participou da entrega da medalha.Também prestigiaram a solenidade os prefeitos de Palmares do Sul e Santo Antônio da Patrulha, Maurício Muniz e Daiçon da Silva, respectivamente; os vice-prefeitos de Jóia, Ari Eckert, de Capivari do Sul, Leandro Monteiro e de Palmares do Sul, Gilmar de Souza; o coordenador do Irga, Wagner Santos; e a presidente da Associação Brasileira dos Celíacos, Ester Benatti.

Honraria

A medalha da 55ª Legislatura foi instituída pela resolução de mesa 864 e constitui homenagem institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a ser entregue por deputados à pessoas físicas ou jurídicas.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capivari do Sul

Primeira vacinada em Capivari é uma enfermeira

Henrique Pajares

Publicado

em

Cristiane Maidano recebeu a primeira vacina contra o Covid-19 em Capivari do Sul (Foto: Divulgação)

A primeira dose da vacina Coronavac em Capivari do Sul foi aplicada nesta quarta-feira, dia 20, às 8h30min, na enfermeira Cristiane Maidano, 38 anos, que atua desde o início da pandemia na linha de frente de atendimento aos pacientes com suspeita de Covid. Conforme distribuição da 18° Coordenadoria Regional de Saúde, o município recebeu 29 doses, sendo que nesta primeira etapa, serão vacinados somente os profissionais que atuam na linha de frente no combate a Covid – 20 pessoas – e os indígenas – 9 pessoas.

Todas as doses recebidas pelo município foram todas aplicadas na manhã desta quarta-feira, sendo imunizados 20 profissionais da saúde e 9 indígenas. Também fazem parte deste grupo prioritário pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos, mas como Capivari não possui nenhuma instituição, não foram destinadas doses para este grupo.

A sequência da vacinação ocorrerá conforme o Ministério da Saúde for encaminhando as vacinas aos Estados e posteriormente aos municípios. “Por isso, recomendamos que nenhum cidadão vá até a ESF a procura da vacina, pois todos serão devidamente informados, conforme as doses forem chegando, respeitando sempre a ordem de vacinação definida pelo Ministério da Saúde”, explicou a secretária Marinez Borges de Souza.

Continue lendo

Capivari do Sul

Profissionais da saúde e indígenas serão os primeiros vacinados em Capivari do Sul

Henrique Pajares

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Capivari do Sul irá receber nesta quarta-feira (20), pela manhã, 29 doses da vacina Coronavac. Conforme a Secretária Marinez Borges, a vacinação será feita ainda pela manhã na Estratégia Saúde da Família. Nesta primeira etapa, serão vacinados somente os profissionais que atuam na linha de frente no combate a Covid – 20 pessoas – e os indígenas – 9 pessoas.

Também fazem parte deste grupo prioritário pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos, mas como Capivari não possui nenhuma instituição, não foram destinadas doses para este grupo.

A sequência da vacinação ocorrerá conforme o Ministério da Saúde for encaminhando as vacinas aos Estados e posteriormente aos municípios. “Por isso, recomendamos que nenhum cidadão vá até a ESF a procura da vacina, pois todos serão devidamente informados, conforme as doses forem chegando, respeitando sempre a ordem de vacinação definida pelo Ministério da Saúde”, explicou a secretária.

O Litoral Norte recebeu 4.280 doses de vacina nesta primeira etapa.

Continue lendo

Capivari do Sul

Coronavírus: veja como Capivari do Sul encerra a primeira semana de janeiro

Henrique Pajares

Publicado

em

No fim desta sexta-feira, dia 08 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Capivari do Sul divulgou o boletim epidemiológico do coronavírus com mais dois casos confirmados. Agora, o município chega a 331 casos da doença, com 313 já recuperados. Nesta semana, desde a segunda-feira, foram 18 pessoas positivadas pelo vírus em Capivari do Sul.

O boletim informa ainda que 22 pessoas estão em isolamento com sintomas gripais, assim como outras 19, contactantes. Um aguarda resultado de exame. Diferentemente do boletim de ontem (07/01), Capivari não possui pacientes internados.

Continue lendo

EM ALTA



Copyright © 2020 Jornal Integração. Desenvolvido por BLOOPER.